“Quem tem dinheiro não se importa”, diz entregador em novo filme da Stink
O escritório brasileiro da Stink Films lança mais uma manifestação artística para o #view_finder, projeto global da produtora. Iniciado assim que o isolamento social se tornou global, a hashtag tem reunido manifestações criativas em torno do isolamento social causado pela pandemia acerca do coronavírus.
A Stink tem produzido reflexões sob diferentes perspectivas e condições de isolamento, retratando-as pelo prisma criativo de seus diretores. As manifestações são compartilhadas pelo Instagram desde o início de abril e buscam dar um novo olhar para o que as pessoas estão sentindo e passando nesse momento de crise.
O escritório brasileiro lança agora “Dinâmica”, sua terceira contribuição ao projeto. Criado pelo coletivo Youth, dos diretores Eduardo Lubiazi, João Machado e Yuri Maranhão, o registro retrata a pandemia pelo ponto de vista dos entregadores de comida.
“Os entregadores muitas vezes não recebem o mesmo reconhecimento que outros profissionais. Queríamos retratá-los como forma de eternizar suas contribuições durante esse período”, explicam os Youth. “Dinâmica” foi a forma encontrada de trazer o olhar e os relatos desses trabalhadores que estão arriscando suas vidas pelas ruas da cidade por não terem outra opção.
Alguns dos momentos mais contundentes do filme são o rapaz que afirma que “quem tem dinheiro não se importa” e o outro que recebe a ligação do filho de 11 anos e dá orientações sobre como preparar um hamburger.
Sem poder optar pelo isolamento social, o grupo que pode ser considerado linha de frente do combate à Covid-19, foi fotografado durante um final de semana em Curitiba. Respeitando as normas de segurança (mantendo o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização dos equipamentos), os diretores fizeram pedidos de entrega por aplicativos e convidaram os trabalhadores a tirar alguns retratos.
“Depois das fotos nós passamos uma semana conversando com os entregadores por mensagens de áudio no WhatsApp. Pedimos para que eles respondessem assim que ouvissem, então as respostas iam chegando entre uma entrega e outra. As histórias eram fragmentadas e resumidas no espaço/tempo de uma mensagem de voz. Tentamos editar o mínimo possível pra manter essa sensação de ouvir a coisa pela primeira vez, como realmente foi dita”, explicam os Youth, que buscaram retratar um novo ponto de vista, pouco explorado e muitas vezes negligenciado.
“Os entregadores de comida do Brasil enfrentam uma batalha diária contra as adversidades dos tempos modernos e escassos de humanidade antes mesmo da quarentena, mas agora, eles estão se arriscando e se esforçando ainda mais para continuar ajudando pessoas que muitas vezes não reconhecem seu valor” completam os diretores.
Para acompanhar outras manifestações artísticas, basta acessar o Instagram da produtora (@stinksp / @stinkfilms) e buscar pela hashtag view_finder.
Ficha Técnica/ Dinâmica:
Director: Youth
Production Company: Stink
Photographer: Yuri Maranhão
Photographer assistant: Ann Schwaner
Editor: João Machado
Argument: Eduardo Lubiazi
Graphic Designer: Molin
Soundtracks: Filas Longas, Taxas Altas | Olvécio e Bica
Artist: Hurtmold
Record Company: Submarine Records
Special thanks to: Duran Sodre, Felipe Meneghel, Juan Zanelatto, Léo Salomão, Dani Schuarts and Vitor Leite.