Quem tem medo de 2022?

2022 está chegando e será um ano desafiador. Na verdade, esse desafio já começou. Não ficar na defensiva pode ser uma grande vantagem competitiva.

Mas para isso é preciso coragem. Comunicar-se hoje é um ato de coragem, além de um importante investimento.

E coragem é um músculo que precisa ser exercitado diariamente.

Em 2022 vamos precisar de coragem para executar o que já estamos planejando
agora.

Coragem para não se inebriar com o curto prazo.

O conforto do agora está sendo responsável pela extinção de algumas marcas brasileiras importantes.

Só existem marcas fortes com comunicação estratégica eficiente, constante e com foco, somado a tempo e perseverança.

Sempre pensei assim, mas é o que alguns dos principais CMOs e CEOs presentes no Web Summit disseram.

Em 2022 precisaremos ter coragem para entender que, no final, entender de pessoas é muito mais complicado do que montar um dashboard com audiências.

Escrevo essas linhas dentro de um metrô, por exemplo, ouvindo o que se diz em volta, seguindo em direção a um evento onde 40 mil pessoas do mundo todo estão discutindo como resolver problemas de transporte, trabalho, clima e comunicação.

Os assuntos, o mood, os olhares são importantes.

Em 2022 precisaremos de profissionais craques em seu craft de comunicação, estratégia, marketing e criação, além de dominar disciplinas como antropologia, psicanálise e sociologia.

Alquimistas da alma humana que, com sensibilidade e muito tempo gasto nisso, entendem para onde os olhos da alma estão olhando.

Exercitar o músculo da coragem para 2022 requer de todos um pouco de fôlego e disciplina.

Os melhores investimentos costumam acontecer em períodos difíceis.

E, se você junta instabilidade política, social, econômica e fiscal numa receita, temos aqui o que vai ser servido em 1º de janeiro, com a possibilidade da uva-passa.

Melhor momento para acelerar. Marcas são muito importantes. Sempre serão.

E não há sucesso sem medo. Afinal o que nunca foi feito não pode ser medido. E quando não há KPIs, o risco é maior ainda.

Mas cada um tem a sua biografia e grandes feitos estão acima de qualquer bônus ou mesmo posição profissional.

Que venha 2022.

Flavio Waiteman é CCO-fundador da Tech and Soul (flavio.waiteman@techandsoul.com.br)