"Queremos acelerar a contribuição entre mídia e criatividade", diz novo CEO da IPG Mediabrands
Ariel Bérgamo vai dar continuidade à expansão do negócio dentro do modelo da empresa
A IPG Mediabrands Brasil está apresentando o seu novo CEO, Ariel Bérgamo, que terá como missão impulsionar o crescimento da agência e fortalecer o posicionamento de "full specialist". Ele ocupará o lugar de Ezra Geld, que deixou o cargo em março.
Na cadeira de CEO, Bérgamo dará continuidade à expansão do negócio dentro do modelo que combina disciplinas de comunicação 360º, ecossistema de serviços de marketing integrado, agências especializadas e unidades de negócios.
"O que eu vi ao longo dos anos é que o mercado brasileiro é muito dinâmico e tem uma forma especial de trabalhar. Já fizemos operações em muitos países onde a integração entre criatividade e mídia é difícil porque muitos mercados ainda trabalham esses temas de forma separada. No Brasil é tudo junto, então a proposta de 'full specialist' a Mediabrands tem. É incrível para mim e será um grande desafio", afirmou o executivo.
Entre os principais desafios do cargo, Bérgamo destacou o desenvolvimento de ferramentas de trabalho mais tecnologias, além de novos crafts para os clientes. "Em muitos mercados latinos, nós usamos esses dados para criar estratégias dos nossos planos de mídia e vamos trazer essa integração para o Brasil, porque nos dá a oportunidade de estimular o mercado", completou.
Para o início de sua gestão, Ariel será direcionado por oportunidades e ações práticas dentro de quatro pilares que visam a evolução da equipe e das capacidades da agência, no objetivo de atender às necessidades futuras e aproveitar as fortalezas das unidades especializadas de negócios da IPG, como Magna e IPG Media Lab, para antecipar tendências de mercado, tecnologia e futuro, ajudando os clientes a liderarem a mudança.
"Nós queremos acelerar a contribuição entre mídia e criatividade, trazer o aprendizado sobre como as ferramentas podem acelerar o processo criativo com dados para os clientes e, em breve, vamos lançar um novo modo de trabalhar onde teremos um processo de ponta a ponta com dados que serão integrados ao processo de planejamento. Com isso, vamos acelerar o retorno dos investimentos dos clientes. Além disso, parte do nosso plano é automatizar alguns processos do nosso dia a dia porque ainda temos muitas coisas manuais", explicou Bérgamo.
Em suas prioridades, o novo CEO da IPG Mediabrands também destacou o compromisso, perante a indústria e sociedade, com a sustentabilidade e a responsabilidade social, como pilares fundamentais da sua liderança.
"Como o Brasil figura como um dos nossos mercados mais importantes dentro da região, com grande potencial de crescimento, a liderança de Ariel trará uma nova era de expansão estratégica e impulsionará a IPG Mediabrands a patamares mais elevados. Seus objetivos estão focados não apenas em expandir nossa presença em todo o Brasil, mas também em garantir que a IPG Mediabrands navegue e aborde as nuances únicas desse mercado dinâmico", acrescentou Sergio Kessissian, CEO da IPG Mediabrands América Latina.
O executivo atua como presidente regional da Initiative para a América Latina há quatro anos e manterá o cargo por enquanto, mas, segundo ele, o plano é que haja um substituto para o seu cargo na agência.
"A minha prioridade será o Brasil e eu vou passar a maior parte do meu tempo focado nisso. Eu tenho um time forte que está cuidado das funções sobre a América Latina na Initiative e a ideia é que outra pessoa assuma a minha função lá para que toda a minha concentração esteja aqui, no Brasil", explicou Bérgamo.
Com mais de 30 anos de experiência em comunicação no setor de mídia, o argentino soma trabalhos para marcas como Unilever, AB InBev, Ford Motor Co, HSBC, Bayer e Adidas.