'Quero trazer representatividade para o público LGBTQIA+'
Douglas Souza foi um dos atletas que mais se destacaram nos Jogos Olímpicos de Tóquio: ganhou seguidores nas redes sociais e se tornou uma voz potente contra a homofobia. Recentemente, quando o jogador Maurício Souza comentou sobre o fato de o atual Superman, Joe Kent, ter se revelado bissexual, criticou.
Mas Douglas Souza, atualmente jogador do time italiano Vibo Valentia, também tem se dedicado ao universo gamer. Desde novembro, ele se juntou ao time de criadores do Facebook Gaming com a missão de levar mais de 950 horas de conteúdo ao vivo à plataforma. Além disso, a parceira conta também com mais de 100 vídeos e reels exclusivos que serão publicados, ao longo de um ano, no @douglasouza.
“Eu jogo desde criança, acho que tinha uns oito anos de idade mais ou menos, quando ganhei o meu primeiro Nintendo da minha mãe no Dia das Crianças”, contou o atleta em entrevista exclusiva ao PROPMARK.
Você já possui um histórico no universo gamer. Quais são os seus jogos preferidos e, por acaso, você se lembra qual foi o primeiro que você jogou?
Eu jogo desde criança, acho que tinha uns oito anos de idade mais ou menos, quando ganhei o meu primeiro Nintendo da minha mãe no Dia das Crianças. Não lembro exatamente qual foi o primeiro jogo que joguei, mas lembro o que eu mais jogava na época, que era Super Mario Bros, Donkey Kong. Hoje, os meus jogos preferidos são o LOL (League of Legends), quem me acompanha nas lives sabe que eu faço todos os dias no Facebook Gamming, e Valorant, que é um jogo de FPS da Riot também.
Como tem sido as lives no Facebook?
Começamos no dia 1° de novembro, e eu estou mega feliz, pois sou streamer há mais ou menos um ano. E quem me acompanha sabe que uma das minhas metas era ser um streamer oficial do Facebook Gamming. Então, para mim é uma honra fazer parte deste time. Estou completamente apaixonado pela plataforma. Gosto muito do meu chat, eles são maravilhosos, super educados, são pessoas super do bem, que vão ao encontro com os valores que tento transmitir para as pessoas. A gente se diverte muito, falamos de absolutamente tudo na live. A gente joga bastante LOL, isso além da gameplay, porque eu não sou Pro Player de League of Legends, e nem de nenhum jogo eletrônico, mas, com certeza o que eu mais gosto é essa interação com as pessoas ao vivo.
Além das quadras, você também pretende seguir pelo caminho dos games?
Como Pro Player não; Pro Player, apenas no vôlei (risos). Mas de E-games, eu pretendo seguir apenas como um streamer. Gosto de produzir conteúdo voltado para o entretenimento, e não com o foco em competição.
Você foi um dos atletas que mais ganhou seguidores após os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, o que certamente atraiu a atenção de marcas. Até hoje para quais marcas já fez ações?
Sim, chamou muita atenção das marcas, o que foi bom. Porque meu objetivo é atingir o máximo de pessoas com meus conteúdos, trazendo temas sobre a minha trajetória, principalmente servindo de representatividade para o público LGBTQIA+, que infelizmente ainda sofre muito preconceito na sociedade. Fico muito feliz em ver que a minha história e o meu trabalho estão inspirando pessoas e marcas. Já fiz ações com diversas marcas, como XP Investimentos, Nivea, Mentos, Braskem, LivUp, Perdigão, Submarino, Riot Games, Nuvemshop, Facebook, Mastercard e Netshoes.
Você costuma participar da criação de conteúdo para as marcas?
Sim, porque é um trabalho dos dois lados. A marca nos passa um briefing do que precisa e nós pensamos em algum conteúdo que se encaixa na proposta. Nesse momento, analisamos se faremos no Instagram, como um Reels, Stories, se publicamos no TikTok, se vamos fazer alguma coisa engraçada. Então é uma produção compartilhada, na verdade. Eles nos passam o que precisam e eu coloco um pouco do meu jeitinho na publicidade.