Ranking mostra marcas com maior envolvimento emocional
Na terceira edição do Marca Mais, ranking elaborado pelo Estadão em parceria com a Troiano Branding, marcas foram escolhidas em 30 categorias do mercado como as que geram maior envolvimento emocional com os consumidores. Sadia, Samsung, Nike, Chevrolet, Itaú, Telecine, Visa, Skol, Americanas, Gol, Apple, MRV, O Boticário, Fernando de Noronha, Net, CVC, Brastemp, Johnson&Johnson, Casas Bahia, C&A, Amil, Caixa Econômica, Veja, McDonald’s, Coca-Cola, Porto Seguro, Carrefour, Vivo e PUC-SP são líderes em suas categorias.
Confira a lista completa:
ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS |
SADIA |
NESTLÉ |
PERDIGÃO |
APARELHOS CELULARES E TABLETS |
SAMSUNG |
APPLE |
MOTOROLA |
APARELHOS TV E VÍDEO |
SAMSUNG |
LG |
SONY |
ARTIGOS ESPORTIVOS |
NIKE |
ADIDAS |
MIZUNO |
AUTOMÓVEIS |
CHEVROLET |
HONDA/VOLKSWAGEN |
HYUNDAY/FORD |
BANCOS |
ITAÚ UNIBANCO |
BRADESCO |
CAIXA ECONÔMICA |
CANAIS DE TV POR ASSINATURA |
TELECINE |
DISCOVERY CHANNEL |
HBO |
CARTÕES |
VISA |
MASTERCARD |
VISA ELECTRON |
CERVEJAS |
SKOL |
BRAHMA |
ITAIPAVA |
COMÉRCIO ON-LINE |
AMERICANAS |
SUBMARINO |
MAGAZINE LUIZA |
COMPANHIAS AÉREAS |
GOL |
LATAM |
AMERICAN AIRLINES |
COMPUTADORES |
APPLE |
SAMSUNG |
DELL |
CONSTRUTORAS |
MRV |
CAMARGO CORRÊA |
GAFISA |
COSMÉTICOS |
O BOTICÁRIO |
NATURA |
MARY KAY |
DESTINOS TURÍSTICOS |
FERNANDO DE NORONHA |
FORTALEZA/STA CATARINA |
NATAL |
EMPRESAS DE TV POR ASSINATURA |
NET |
SKY |
CLARO |
EMPRESAS DE VIAGEM |
CVC |
DECOLAR |
TRIVAGO |
FABRICANTES DE ELETRODOMÉSTICOS |
BRASTEMP |
ELETROLUX |
CONSUL/PHILIPS |
HIGIENE PESSOAL |
JOHNSON&JOHNSON |
DOVE |
COLGATE |
LOJAS DE ELETRO-DOMÉSTICOS E MÓVEIS |
CASAS BAHIA |
AMERICANAS/MAGAZINE LUIZA |
PONTO FRIO |
LOJAS DE ROUPAS |
C&A |
RENNER |
RIACHUELO |
PLANOS SAÚDE |
AMIL |
BRADESCO SEG |
SULAMERICA |
POUPANÇA |
CAIXA ECONÔMICA |
BRADESCO |
BANCO DO BRASIL |
PRODUTOS DE LIMPEZA |
VEJA |
OMO |
YPÊ |
REDE DE FAST FOOD |
MCDONALD’S |
BURGER KING |
HABIB’S |
REFRIGERANTES |
COCA COLA |
GUARANÁ ANTARCTICA |
FANTA |
SEGURADORAS |
PORTO SEGURO |
BRADESCO SEGUROS |
ITAÚ SEGUROS |
SUPERMERCADOS |
CARREFOUR |
EXTRA |
WALMART |
OPERADORAS TELEFONIA E INTERNET |
VIVO |
NET |
TIM |
UNIVERSIDADES PARTICULARES |
PUC – SP |
MACKENZIE |
ANHEMBI |
“A riqueza de informações contida no Marcas Mais traz insumos importantes para entender como se dá e quais as tendências da relação entre marcas e público consumidor. É mais do que a lembrança da marca. É o entendimento do que faz algumas empresas se manterem cada vez mais engajadas com seus clientes, superando as dificuldades naturais de uma economia recessiva”, explica Ernesto Bernardes, diretor de projetos especiais do Estadão.
Foram entrevistados 11.500 brasileiros de todo o país, das classes A, B e C, com representantes dos dois sexos e de variadas faixas etárias. Os indicadores de avaliação utilizados foram: níveis de conhecimento da marca; padrão de preferência que demonstram em adquiri-la; grau de rejeição que a marca evoca; nível de associação da marca a três atributos-chave da categoria de negócios a que ela pertence.
A partir disso, as marcas de produtos e serviços com maior envolvimento dos consumidores foram identificadas e classificadas em cinco níveis. A combinação desses patamares posicionou cada marca no ranking.