Razões que fazem do Íbis Sport Club ser um case de sucesso no marketing
Era para ser apenas o lançamento de seu programa de sócio-torcedor, mas o Íbis Sport Clube, mais uma vez, ganhou as redes sociais pela irreverência já conhecida de suas ações de marketing. Com o título de pior clube do mundo, alcunha que utiliza a seu favor como marca registrada, o time de Pernambuco apresentou na semana passada seu programa de sócio-torcedor com mensalidades a partir de R$ 2.
Em tempos de transações bilionárias de jogadores, não demorou para que o projeto gerasse comoção e empatia de apaixonados por futebol no Brasil e exterior, como destaca Nilsinho Filho, diretor de marketing do Íbis. “A princípio, pensamos em lançar campanha por R$ 1, mas daria muito trabalho para as pessoas depositarem. Lançamos, então, a proposta de R$ 2 para ficar mais fácil, mas nada impede que o sócio pague mais que isso. Muitas pessoas estão depositando 10, 30 e até 50 reais. Gente de vários estados e até pessoas de fora, como da Argentina”.
Mauro Shampoo é atacante e garoto-propaganda do clube
Com quase 100 mil fãs no Twitter, o clube tem planos audaciosos, mas plenamente possíveis de alcançar, na opinião de Nilsinho. O objetivo é alcançar o número de grandes clubes da Europa. “Pretendemos chegar ao nível de sócios do Barcelona. Eles perderam muito com a saída do Neymar. Vamos tentar atrair esse público”, diverte-se o diretor, que aposta justamente no bom humor como principal arma do time.
O publicitário e estudante do último ano de jornalismo foi convidado pelo presidente do clube para potencializar a imagem do time na internet. Criador do perfil @ibismania como hobby, para brincar com o torcedor e compartilhar notícias, viu o negócio virar coisa séria, ou nem tanto assim, com o desafio de promover o clube diante das dificuldades de patrocínio.
“O clube precisa de verba para disputar o Campeonato Pernambucano A2. Está difícil de conseguir patrocinador. Lançamos a ação no momento certo e contamos com a participação dos nossos seguidores. É necessário pagar taxas para disputar os jogos e dar melhores condições para os atletas”.
Ozir Ramos é presidente do clube
Para alcançar o objetivo, o Íbis conta com um garoto-propaganda de peso: o ex-atacante Mauro Shampoo, que estrela a nova campanha de incentivo do clube. O atleta figura nas redes sociais com uma nota gigante de R$2 para promover a campanha, que fará sorteios mensais com kits com camisa, calção e meião do time.
Às vésperas de completar 80 anos, em 2018, o Íbis tem resistido no disputado mercado da bola por sua irreverência e simpatia, encontrando seu espaço no coração dos torcedores. Sobre a construção da marca, Nilsinho conta que prefere não entregar o jogo nem dar detalhes da sua estratégia para que os times “não copiem”, mas se sente orgulhoso com o trabalho.
“Ser o pior time do mundo é um orgulho para os torcedores. Só os jogadores que não gostam muito, mas faz parte. O clube foi eleito por mérito, né? Carregaremos esse folclore por toda a eternidade”.