RBS resgata Monstrinhos para nova campanha
Depois de dez anos, o Grupo RBS resgata uma das mais famosas campanhas institucionais assinadas pela empresa, a campanha dos Monstrinhos. Desta vez, criada pela DM9Sul, que fez uma cocriação com Marcelo Pires, autor da primeira fase da campanha na época, em 2003, pela agência Paim. A campanha original era para evitar maus-tratos com as crianças. Na fase atual, a campanha defende a bandeira da educação.
A bandeira institucional “A educação precisa de respostas” agora tem como foco os cuidados com a escola, o ensino e as crianças. Com o slogan “O amor é a melhor herança. Educação para as crianças”, os personagens Bicho-Papão, a Mula Sem Cabeça, o Diabo, a Bruxa, o Boi da Cara Preta e seus filhotes voltam à cena para estimular o debate, falar sobre os problemas e sugerir soluções que elevem a qualidade da educação em todos os níveis no país, em especial, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A campanha é composta por filme de 60 segundos, anúncios para impressos, jingle para rádio, banners para os portais do Grupo RBS, além de brindes exclusivos. De acordo com Marco Bezerra, VP de criação da DM9Sul, os personagens foram modernizados e ganharam um tratamento 3D sem perder o toque de simpatia dos monstrinhos originais. “A primeira campanha foi feita em 2D pela Otto Desenhos Animados e foi praticamente mantido o mesmo time. A qualidade da animação evoluiu bastante, surgiram outras formas de dar vida aos animais, de fazê-los mais alegres e com mais cores. Inspirados no Monstros S.A., eles estão menos artesanais e em 3D”, conta.
Na visão de Bezerra, mesmo dez anos depois a campanha tem um recall gigantesco. “Pensamos, por que não resgatar? E está dando muito certo”, avalia. Para o VP de criação, como o tema é árido, os monstrinhos são uma forma bem-humorada de tratar o assunto. Novos personagens virão como novidade. A campanha promoverá ao longo do ano peças para download, desenhos para colorir, joguinhos, filmes, ações em eventos, roadshows, ações de engajamento com comunicadores, autoridades, mercado, eventos em datas especiais, como Dia dos Professores e Dia das Crianças, além de ações em escolas.
Também estão previstas ações nas redes sociais, com perfil dos monstros no Facebook, Twitter e o conteúdo no site da campanha “A educação precisa de respostas” (www.monstrinhosrbs.com.br). “É relevante notar que em 2003 não existia a disseminação das redes sociais. Em dez anos, mudou muito. Os monstros em 2003 fizeram sucesso sem a internet. Eles agora vão contar com a ajuda da conectividade. E isso é ótimo. A educação merece ser curtida, compartilhada, comentada”, diz Pires.
“Todo meu trabalho sempre foi mais direcionado para campanhas e menos para peças isoladas. Acho que conceitos têm que durar mais do que 30 segundos. A campanha dos monstros em 2003 teve vida longa, foram dois anos de campanha no ar, oito roteiros de TV. Foi um trabalho de fôlego, que deu resultado, virou mania no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A volta deles, portanto, é muito pertinente. O conceito da campanha sempre foi “o amor é a melhor herança”. Não existe melhor herança do que educação. Não existe prova maior de amor do que cuidar não só do presente de uma criança, mas também do seu futuro”, destaca Pires.
A produção é da Otto Desenhos Animados com áudio da Fon Fon Music e tratamento de imagem do StudioMe e Digital Imagens Perfeitas.