RD Station acerta parceria com WhatsApp
O processo de compra mudou. São infinitas possibilidades de produtos, com acesso ilimitado à informação e poder de voz, acompanhados pela explosão do ambiente online durante a pandemia
A startup de marketing digital RD Station, comprada pela Totvs por cerca de R$ 2 bilhões em 2021, intensifica a sua parceria com o WhatsApp, da Meta, para oferecer soluções capazes de aprimorar as estratégias de marketing de pequenos e médios empreendimentos, um universo de aproximadamente 20,6 milhões de negócios, cerca de 99% do total de empresas brasileiras, que respondem por 30% do PIB do país, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“O WhatsApp socorreu as empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19. Com essa parceria, lançamos ferramentas dentro do conceito conversational para melhorar a experiência do cliente”, disse Eric Santos, CEO da RD Station, para a plateia que lotou a plenária do Centro de Convenções de Florianópolis (SC), berço da companhia, na abertura do evento de marketing e vendas RD Summit, realizada na manhã desta quarta-feira (26).
Um dos recursos é Mensagem de WhatsApp, que permite criar uma conta oficial na API do WhatsApp Business e fazer a automação de envio de mensagens com acompanhamento de estatísticas e análises de eficácia. A ferramenta está disponível para clientes dos planos RD Station Marketing Pro e Enterprise.
Já com o Click-to-WhatsApp, recurso integrado ao RD Station Marketing (RDSM) e voltado para a gestão de anúncios, a empresa conseguirá levar usuários de redes sociais diretamente para a plataforma de mensagens da Meta, capturando contatos e facilitando o caminho da jornada. O formato já atende 40% dos anunciantes da Meta em todo o mundo. Hoje, 38% dos leads gerados no RD Station Marketing (RDSM) são oriundos das redes sociais e 25% dos clientes premium utilizam o Facebook Lead Ads. O recurso estará disponível para as contas premium do RDSM a partir de 2023.
A ferramenta de gestão e automação Tallos, startup cearense adquirida pela RD Station em agosto, também foi incorporada aos produtos. Da troca de mensagens à conversão, robôs integram WhatsApp Business, Facebook Messenger e Instagram Direct, qualificando leads e padronizando processos. “Mais de cinco milhões de empresas usam o WhatsApp no Brasil”, situa Guilherme Horn, head do WhatsApp no Brasil.
A 8ª edição do RD Summit retorna em formato presencial após dois anos, com a expectativa de receber cerca de 11 mil pessoas, gerar 180 horas de programação, e receber 130 palestrantes. Retargetly, Tag Center, Braip, Hubify, iPlace Corporativo, Octadesk, Umbler e Vindi estão entre os patrocinadores do evento, que termina nesta sexta-feira (28). Com 4.505 metros quadrados, a feira de negócios reúne 80 marcas.
A plataforma de automação de marketing e vendas da RD Station é utilizada por mais de 40 mil clientes em 40 países. A empresa que hoje cresce a uma velocidade média da ordem de 30% anualmente percebeu a necessidade de capacitar o mercado de marketing digital há cerca de dez anos, quando começou a reunir o mercado para entender o setor e o seu papel na expansão das empresas. Depois, identificou a necessidade de estruturação, passando por estratégias de retroalimentação com olhar posterior para a trajetória da jornada de compra.
O avanço do inbound marketing para geração de valor é uma das mais recentes linhas de observação discutida no RD Summit. “O processo de compra mudou. São infinitas possibilidades de produtos, com acesso ilimitado à informação e poder de voz, acompanhados pela explosão do ambiente online durante a pandemia”, repara Santos.
As redes sociais têm hoje no WhatsApp um dos seus principais expoentes de crescimento, que puxa também o desenvolvimento do mercado de messaging. “Como plataforma de marketing e vendas, tínhamos que adotar o WhatsApp, mas com cuidado, para manter boas práticas, e evitar o cancelamento de contas”, adverte Santos.
O executivo explica que o plano é disseminar conhecimento para que os empreendedores possam organizar a sua comunicação e utilizar os recursos conforme as necessidades do negócio. “Estamos avaliando as iniciativas com a Meta para chegar a mais clientes”, promete Santos.
Além da Tallos, a RD Station não descarta mais aquisições vindas das potencialidades de negócios oriundas do mercado. Também o RD Summit pode mudar de endereço. Ao término do evento, as possibilidades serão avaliadas, considerando a saturação de estrutura no mercado de Florianópolis. Caso a expansão do evento seja a próxima meta, um dos novos destinos pode ser a cidade de São Paulo.