Re_Modelar coloca negro como protagonista
O protagonismo de profissionais negros em campanhas publicitárias e conteúdos editoriais brasileiros ganha impulso com o lançamento do projeto Re_Modelar, parceria da WMcCann e Shutterstock, que a partir do dia 17 de janeiro de 2022 fará uma mentoria de 12 fotógrafos responsáveis por produzir conteúdos empenhados em destacar o povo negro como protagonista em materiais publicitários.
“O principal objetivo dessa parceria é trazer ao mercado publicitário visibilidade da pluralidade do negro como protagonista, desmistificando o contexto estereotipado que muitas vezes é associado e abrir caminhos para os fotógrafos negros, para que ocupem espaços nas plataformas criativas, trazendo uma perspectiva negra. Há muito caminho a percorrer, mas esses pequenos passos podem ser responsáveis para uma indústria de comunicação mais inclusiva e diversa”, destaca Beatriz Lopes, diretora de arte da WMcCann e idealizadora do projeto, que nasceu durante a primeira turma de mentoria para mulheres negras da agência.
A iniciativa deve contribuir para uma maior diversidade na plataforma, que possui mais de 390 milhões de imagens, permitindo que a população negra esteja mais presente na experiência de busca dos clientes por meio de coleções especiais em destaque. O Re_Modelar ainda contará com ações nas redes sociais do projeto e dos parceiros.
“Como uma plataforma global inteligente, queremos nos assegurar de que estamos fornecendo conteúdo que represente fielmente o mundo ao nosso redor, e empodere publicitários e marcas com ferramentas e insights. Desejamos contribuir para a criação de campanhas representativas, que possam influenciar pontos de vista e gerar mudanças significativas. Selecionamos profissionais com muito cuidado e atenção para garantir que o nosso objetivo fosse alcançado”, comenta Gabriella Cerqueira, estrategista de conteúdo para América Latina da Shutterstock.
Rafael Rodrigues, Aline Rufino, Danrley Igor, Ellen Oliveira, Gabriel Frank, Gabriel Lima, Gisamara Oliveira, Hugo Chaves, Leticia França, Leticia Silva, Lucas de Freitas e Matheus Trindade são os fotógrafos que ajudarão a incentivar a produção de campanhas e editoriais com profissionais negros, criando oportunidades e aumentando a conscientização em todo o país.