Receita da Globo com podcasts cresce 383% no primeiro trimestre
Empresa pretende lançar mais de 20 novos podcasts até o fim do ano, incluindo produtos com criadores e formadores de opinião ainda não presentes na podosfera
A Globo informou que o consumo do seu catálogo de podcasts tem crescido mensalmente desde o início do ano, com março sendo melhor mês no histórico de audiência até agora. Na comparação entre os primeiros trimestres de 2021 e 2022, a audiência aumentou 93% e o resultado em receita ficou em 383%.
O movimento acompanha a própria expansão do segmento de podcasts no país. Uma pesquisa realizada em 2021 pela Globo e o IPEC apontou que 34,9 milhões de pessoas, com idades acima de 16 anos, afirmaram ouvir podcasts em 2021, número mais de 20% superior ao de 2020, que era de 27,9 milhões. E a expectativa é de que mais usuários cheguem para conhecer e acompanhar as narrativas em áudio.
"Os resultados trazem ainda mais gás para seguirmos firmes e confiantes na missão de consolidar um portfólio grande e diverso de podcasts com foco em blockbusters, distribuídos no Globoplay e em outras plataformas parceiras de áudio", afirma Fábio Silveira, gerente de produto podcast da Globo.
A empresa pretende lançar mais de 20 novos podcasts até o fim do ano, incluindo produtos com criadores e formadores de opinião ainda não presentes na podosfera e também projetos com novas propostas em relação a formatos.
Entre os temas, estão previstos podcasts com a cobertura das Eleições 2022, ampliar das conversas sobre esporte, sexualidade, novas investigações e true crimes, relaxamento e ainda espiritualidade, sob diferentes perspectivas religiosas.
Recentemente, anunciou o ‘Crônicas de um Cuidado’, um spin-off do podcast "Mamilos" e primeiro título original coproduzido com o B9, com quem tem parceria desde o início de 2021.