Receita de eSports pode superar US$ 1 bilhão em 2021

Mais 15 milhões de gamers ajudaram a compor o relatório da Newzoo (Florian Olivo/ Unsplash)

A consultoria especializada em estudos do mercado gamer e do eSports Newzoo estima que a receita do setor pode superar a cifra de US$ 1,08 bilhão em 2021, alta de 14,5% na comparação com o ano passado, quando alcançou o valor de US$ 947,1.

Mais 15 milhões de gamers, quatro milhões de aplicativos, um bilhão de dispositivos móveis e tendências apontadas por 60 mil fãs de 32 países ancoram os dados do Relatório Global do Mercado de eSports que, pela primeira vez, inclui também projeções para o mercado de live streaming.

Com US$ 360 milhões de receita esperada para 2021, a China encabeça a lista, seguida pela América do Norte, Europa Ocidental, Índia e Brasil, considerados os principais mercados alavancados por jogadores, players de jogos eletrônicos, ligas e plataformas de streaming.

Patrocínios (US$ 641 milhões), direitos de mídia (US$ 192,6 milhões), taxas de publishers (US$ 126,6 milhões), merchandising e ingressos (US$ 66,6 milhões) e streaming (US$ 25,1 milhões) são as principais fontes de receita de um mercado que cresce mesmo com a crise instaurada pela Covid-19.

Apesar das limitações com os eventos, a pandemia transformou as casas das pessoas em hub de entretenimento, favorecendo a adesão de novos gamers em todo o mundo. De acordo com a Newzoo, a audiência global de live streaming somará 729 milhões de pessoas em 2021, avanço de 10% em relação ao ano anterior, podendo alcançar 920 milhões até 2024.