Receita do Publicis Groupe cresce 14% em 2012
O Publicis Groupe anunciou nesta quinta-feira (14) um aumento de 13,7% em sua receita no ano passado, atingindo US$ 8,8 bilhões. O lucro líquido foi de US$ 983 milhões, o que corresponde a um crescimento de 22,8% em relação a 2011.
Ao site Adage.com, o presidente do grupo, Maurice Levy, se disse surpreso com a quantidade de dinheiro ganha durante o que chamou de “ano desapontador”. “Os Jogos Olímpicos e as eleições americanas não motivaram o consumo que esperávamos, mas o Publicis teve uma performance memorável e registrou o melhor ano de sua história”, disse o executivo.
A receita registrou crescimento durante todo o ano nos países do chamado grupo Bric — Brasil, Rússia, Índia e China — e em nações como México, Turquia e África do Sul, mostrando como os mercados emergentes foram importantes para as finanças da empresa. Em contrapartida, o aumento na América do Norte foi de apenas 3%, enquanto na Europa houve redução de 0,3%.
A previsão do ZenithOptimedia, divisão de mídia do Publicis Groupe, é de que os gastos com anúncios cresçam 4,1% mundialmente em 2013, mas Levy adota uma postura cautelosa quanto ao faturamento de sua empresa neste ano. Uma das razões para isso é a fraca situação econômica da Europa, onde a companhia perdeu dinheiro na Espanha e na Itália.
Entre as redes de agências que compõem o Publicis Groupe estão Leo Burnett, BBH, Publicis Worldwide, Saatchi & Saatchi, Razorfish, DigitasLBi, StarcomMediaVest e ZenithOptimedia.