Recrutadores entrevistam criança em campanha contra a desigualdade salarial

Reprodução/Youtube

O Plano de Menina, projeto social que tem como objetivo dar voz e oportunidades a meninas periféricas de todo Brasil, em parceria com a agência BETC/Havas, criou o movimento #SalarioIgual que traz uma convocação e reflexão aos órgãos públicos, empregadores e sociedade para que promovam iniciativas positivas afim de contribuir para a igualdade salarial entre homens e mulheres. Pesquisas mostram que para mulheres conquistarem os mesmos salários que os homens, as mesmas precisam iniciar sua vida profissional 10 anos antes, ou seja, esta conta não fecha, como mostra a campanha que traz a personagem Heloisa Teodoro, estudante de 10 anos e aluna do Plano de Menina. No filme da ação, a menina questiona os recrutadores das empresas sobre os privilégios de gênero e questiona: “Você acha justo?”. 

“Precisamos falar sobre isso e buscar iniciativas positivas todos juntos para esta mudança que impactará em diversos resultados positivos para a sociedade. Uma menina que tem autonomia financeira pode mudar para melhor, além de sua história, todo seu entorno e o PIB de seu país” afirma Viviane Duarte, fundadora do Plano de Menina que este mês se tornará Instituto.

No Brasil, em todas as classes sociais as mulheres ainda ganham menos que os homens mesmo assumindo cargos iguais e com as mesmas competências ou até maior competência que o gênero masculino. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), relativa ao 4º trimestre de 2018, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no período foi de 11,6%, mas com diferenças significativas entre homens (10,1%) e mulheres (13,5%).

O Movimento Salário Igual começou esta semana e terá desdobramentos como eventos com empregadores e empresas, iniciativas de acionamento de políticas públicas entre outras ações durante todo ano, visando que empresas e órgãos públicos possam aderir a mudanças e se tornar parceiros desta causa.

“Para a BETC, é um orgulho participar desta jornada ao lado do Plano. A diferença salarial é uma triste realidade em todos os mercados, e é urgente que façamos algo para mudar esse ambiente. Com este projeto, queremos jogar luz no problema e fazer com as pessoas e empresas despertem em prol da igualdade”, disse Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da BETC/Havas.

Veja:

FICHA TÉCNICA

Título: The Youngest Candidate

Anunciante: Plano de Menina

Produto: Institucional

Agência: BETC/Havas

CCO: Erh Ray

Diretora Executiva de Criação: Andrea Siqueira

Diretores de Criação: Alexandre Kazuo, Lucas Ribeiro

Criação & Conteúdo: Guilherme Possobon, Victor Castelo

Marcas & Negócios: Camila Nakagawa

Comunicação & PR: Camila Nakagawa, Natalia Oska

Produção: Anna Ferraz, Catia Nucci

Produtora Filmagem: Trator Filmes

Produtor Executivo: Gabriela Lemos, Armando Ruivo

Diretora: Julia Cruz

Montador Agência: Tiago Hasegawa

Produtora/Som: Cabaret

Produção Musical: Letícia Medeiros

Produção Executiva: Lu Novelli

Aprovação Cliente: Viviane Duarte