Redações de Época, O Globo, Extra e Expresso são unificadas

Um comunicado oficial de Frederic Kachar, diretor-geral de Infoglobo, Editora Globo e Valor Econômico, anuncia mudanças significativas nas estruturas das empresas.

Divulgação

A partir de 2018, o grupo vai promover algumas alterações nas redações de Infoglobo (que tem o jornal O Globo, Extra e Expresso) e da revista Época. Elas passarão a atuar em uma nova configuração, com a estrutura integrada e com a liderança de Ruth de Aquino, concentrando a gestão das quatro marcas. Para isso, a redação de Época passa a ser no Rio de Janeiro, deixando São Paulo e Brasília como sucursais. Segundo Kachar, as mudanças visam o fortalecimento editorial das marcas.

O Globo

Ascânio Seleme deixa a direção de redação de O Globo e passa a ser colunista da publicação a partir de dezembro. Quem assume a redação do jornal é Alan Gripp, atual editor de integração. A sua missão será consolidar o avanço do negócio como multiplataforma.

Seleme soma 27 anos de Infoglobo, tendo iniciado em Brasília como repórter de economia. Trabalhou como correspondente em Paris por três anos e depois assumiu como editor-executivo no Rio de Janeiro, responsável pela produção de notícias. Foi premiado diversas vezes, tendo três prêmios Esso no currículo. Em 2011, assumiu a direção da redação de O Globo e ajudou na evolução da publicação para o digital.

Gripp, por sua vez, começou sua carreira de repórter no jornal O Globo. Por um período, atuou como editor de Cotidiano e da Primeira Página na Folha de S.Paulo. Retornou ao Globo em 2014 como editor de Política. Recebeu dois prêmios Esso na categoria principal, entre outros reconhecimentos. Quem assume sua atual função, de editor de integração, é Maria Fernanda Delmas, que recebe a missão de manter o funcionamento da redação integrada, alinhando as práticas e os processos do negócio.

Época

Daniela Pinheiro será a nova diretora de redação de Época a partir de janeiro de 2018. O cargo estava sendo ocupado interinamente por Diego Escosteguy, editor-chefe de Época que, a partir do primeiro trimestre do próximo ano, vai assumir um novo desafio na redação integrada.

Depois de dez anos na revista Piauí, Daniela começou sua carreira na Folha de S.Paulo, onde saiu para integrar a primeira equipe de repórteres formada por Época. Também passou pelo Jornal do Brasil e trabalhou por dez anos na revista Veja. Entre os prêmios conquistados em sua carreira, estão três prêmios Comunique-se como melhor jornalista de mídia escrita do país.

De acordo com o portal Porder 360, a revista passará a ser apenas digital a partir do próximo ano, eliminando a versão impressa. Essa informação, no entanto, foi desmentida pela Infoglobo. 

Ruth de Aquino

A executiva atuou em grandes empresas de comunicação do Brasil, como Jornal do Brasil e Manchete, além da BBC em Londres. No jornal O Dia, foi editora-chefe e diretora de Multimídia. Já na Abril, foi responsável pela área de Projetos Especiais, além de ter atuado como correspondente em Paris, na França. Na Editora Globo, foi redatora-chefe e diretora da sucursal no Rio de Janeiro na revista Época, onde ainda é colunista.

Leia mais 

Ana Paula Padrão assina a primeira revista Claudia como diretora de redação

Editora Globo apresenta aplicativo Globo Mais e unifica todos os títulos

Valor, Editora Globo e Infoglobo unem comercial