Rede Brasis une OpusMúltipla e Ideia 3 em ações de varejo
De olho nas possibilidades regionais das redes de varejo, da comunicação publicitária passando por digital, desenvolvimento de embalagens, retail experience, promoções e, por exemplo, ações de trade marketing, as agências OpusMúltipla, que tem a sua sede em Curitiba, e Ideia 3, em Salvador, firmaram uma joint venture que será identificada como Rede Brasis.
Moacir Maciel, da Ideia 3, e Rodrigo Havro Rodrigues, da OpusMúltipla, buscam oportunidades regionais para gerar novos negócios
As duas agências já trabalham juntas há 17 anos no atendimento da conta de O Boticário e há 15 meses com a rede de restaurantes Subway. O plano é não estabelecer concorrência com as agências responsáveis pelo atendimento às marcas, o que ocorre com a AlmapBBDO, que cuida de O Boticário, e a Wieden+Kennedy. O comando da operação será dividido entre os executivos Rodrigo Havro Rodrigues e Moacir Maciel.
“Com essa decisão, passamos a ter um grande espaço de atuação, que vislumbramos como oportunidade em uma fase econômica que não é muito favorável. As duas agências conhecem bem as nuances regionais do Brasil: a Opus, de São Paulo ao Sul, e a Ideia 3, no Norte e no Nordeste. A Rede Brasis oferece às agências e aos anunciantes uma expertise única e customizada porque é praticamente impossível estar presente em todos os mercados e contemplar suas necessidades locais. Além de explorar o que cada cidade tem em particular, a proposta inclui atendimento aos gerentes das redes de varejo e de franquias. Nos propomos a desenhar um plano de comunicação 360º e funcionar como uma consultoria de comunicação regionalizada”, explicou Rodrigues.
A OpusMúltipla integra o Grupo OM, que vai colocar as operações da Brainbox (branding), HouseCricket (marketing direto) e TailorMedia (especializada na criação e produção de conteúdos customizados e mídias proprietárias para indústria e varejo) para dar suporte à Rede Brasis.
Um dos pilares do projeto é a pesquisa semestral “Zoom regional”, que exige mais de 300 viagens em cada período. De avião, carro e barco. Envolve inteligência de mercado e de mídia. O questionário tem 40 perguntas-chave com cruzamento do TGI (Target Index Group), do Kantar Ibope, e Marplan, calendário de eventos das prefeituras, pirâmide etária e econômica do IBGE, entrevistas com profissionais de veículos e um dossiê sobre o comportamento das microrregiões. O próximo campo terá início em março e o resultado será divulgado dois meses depois.
“Estamos nos colocando à disposição da ABF (Associação Brasileira de Franchising) para a Rede Brasis ser uma ferramenta para as suas associadas. A compreensão regional que propomos ajuda na tradução dos conceitos mais amplos. Como O Boticário é observado nesses diversos Brasil? A identificação e a interpretação são bem diferentes. Para crescer e usar sua verba de forma assertiva, uma marca precisa aproveitar as oportunidades oferecidas em cada região, mas isso só acontece quando se conecta com a comunidade local e tenha um posicionamento que faça sentido para aqueles consumidores”, destaca Rodrigues.