Rede europeia Zanox explora marketing de afiliados
A Zanox realizou na última semana, em São Paulo, o Expert Day, evento que abordou as novas tendências do marketing de afiliados – estratégia de publicidade online que une anunciantes e publishers em busca de campanhas de alta performance. A rede europeia possui 4,2 mil anunciantes, entre eles Netshoes, TAM Linhas Aéreas e Ricardo Eletro, além de uma rede própria de 30 mil portais, sites e blogs, que inclui o jornal Zero Hora e o site Adtrade.
Segundo Rodrigo Genoveze, diretor da Zanox no Brasil, a parceria é benéfica para o anunciante, que consegue explorar novos canais de venda e exibir campanhas para públicos segmentados, e também para o canal, que monetiza seu tráfego e conteúdo. “O que mais chama a atenção dos anunciantes é o modelo de negócio baseado no CPA (Custo por Ação ou Custo por Aquisição), ou seja, ele só paga quando uma venda é 100% efetivada. Com isso, seu ROI se mantém sempre positivo. Já para o publisher, damos a oportunidade de gerar comissionamento pelos acessos registrados nas campanhas”, explica Genoveze.
Fundada em 2000 e presente em 14 países, a Zanox é de propriedade de dois grupos: Axel Springer AG, com 52,5%, e Swiss PubliGroupe AG, com 47,5%. A empresa atua no Brasil desde 2011 e administra mais de 90 milhões de transações por ano, o que corresponde a R$ 15 bilhões em vendas. “Em 2005, passamos a procurar afiliados em outros locais, trabalhando remotamente. Quando percebemos a força e o crescimento do mercado brasileiro, decidimos vir pra cá. Trouxemos um conhecimento da Europa que é totalmente novo no Brasil”, conta.
Globalmente, a empresa atende clientes como Amazon, Apple, C&A, Dell, Fnac e Virgin. “Muitos dos anunciantes que tínhamos na Europa já estavam presentes no Brasil, como Fnac e Walmart, o que nos ajudou a entrar de maneira automática. Em 2011, tínhamos três clientes nacionais. Hoje, temos 100”.
Para 2014, a meta é conquistar mais anunciantes e investir em novas tecnologias. “O online, no Brasil, é muito focado no varejo e em viagens, enquanto na Europa ele é bem explorado por todos os mercados, incluindo as empresas de telecomunicações e seguros. Queremos inserir essa cultura aqui”.