Rede Giraffas simplifica logo, cardápio e comunicação
A saída encontrada pelo Giraffas para enfrentar tempos complexos, como o que o país está passando agora, é simplificar. A rede de fast food brasileira começa 2016 com novo logo, que traz apenas duas cores e traços mais simples, novo cardápio, reduzido de 12 páginas para uma peça frente e verso incluindo pratos mais baratos, e transformou a mascote da marca em emojis para se comunicar com os consumidores nas redes sociais.
Girafinha feliz ajuda a marca a tornar a comunicação com os consumidores mais direta
“O Giraffas vai fazer a parte dele. Aqui usamos a frase do Kennedy: ‘não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país’. Temos verdade nas ações. Reduzimos preços, melhoramos qualidade, aumentamos a quantidade. Estamos indo na contramão da maioria do mercado”, conta Ricardo Guerra, diretor de marketing do Giraffas. Em 2016, a marca pretende investir entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões em marketing, incluindo comunicação e linhas promocionais.
Para simplificar a conversa com os consumidores, a marca criou emojis personalizados. Criados em parceria com a Mood, a simpática girafinha mascote da marca está sendo usada nas redes sociais e, em breve, pode virar um aplicativo. “A girafinha já é apaixonante e tem liberdade de expressão para quase tudo. A aceitação é enorme. Em primeiro lugar, o que a gente está querendo é se aproximar dos consumidores”, explica o executivo. Ao todo foram criadas 11 expressões da mascote: amei, anjo, careta, chorei de rir, feliz, irônico, óculos, pisca, sono, tímido e triste.
“No último ano, identificamos que a girafinha, mascote da rede, passou a ganhar muita relevância no digital. Por isso, junto ao Giraffas, propusemos dar cara e forma à mascote, para interagirmos mais, para engajarmos mais e, principalmente, para que o cliente se sinta ainda mais próximo da marca”, explica o head de digital da agência Mood, Luis Constantino.
Guerra: “Reduzimos preços, melhoramos qualidade, aumentamos a quantidade. Estamos indo na contramão da maioria do mercado”
A marca pretende transformar os emojis em aplicativo para facilitar o uso das figuras pelos consumidores nas redes sociais, mas ainda estuda os custos dessa operação. “Estamos estudando para os próximos meses. Internamente já está todo mundo ansioso. Todo mundo usa. A diferença é que hoje eu tenho de acessar as fotos do meu celular para mandar as girafinhas”, fala.
A atualização do logo, também criado pela Mood, é outro passo em direção à simplificação. “Nosso logo era analógico. Tinha várias cores, não era de fácil aplicação. Podemos dizer que a gente ‘digitalizou’ o logo, tornou-o mais simples. Agora ele tem menos características próprias à grafia e muito mais poder de identificação rápida”, afirma Guerra. Segundo o executivo, o novo logo já está sendo aplicado nas lojas que estão sendo inauguradas, mas a mudança de toda a rede pode levar de dois a três anos.
“Estamos passando por um processo de modernização da marca, melhorando tanto a aplicação quanto a leitura. A nova marca comporta reduções, facilita a leitura e está mais Giraffas”, aponta Paulo Henrique Gomes, sócio e vice-presidente de criação da Mood.
O logo estará na próxima campanha da marca, que deve estrear em cerca de dois meses. Diferentemente dos últimos filmes, que tiveram foco na construção da marca, com apelo emocional, a comunicação desta vez será “varejão”, como conta Guerra. “Este ano, vamos focar um pouco mais em produto, ativar a atitude do consumidor. Mas sempre, tudo o que a gente faz, é pensando no Gostinho Brasileiro, na alegria brasileira e na qualidade”, afirma.
Outra alteração importante foi a mudança no cardápio. A marca reduziu o número de pratos, aumentou o tamanho da porção de carne e colocou opções de refeições a partir de R$ 10,90. “É um cardápio mais transparente, para dar mais confiança ao consumidor”, afirma Guerra. Quem assina a mudança é a Epigram, responsável pelo material de PDV da marca.
A rede Giraffas fechou 2015 com crescimento de 3%. Muito abaixo dos dois dígitos que vinha conquistando nos anos anteriores. Para 2016, a pretensão é crescer 5%. “A gente vai abrir um pouco mão da margem. Tudo está dentro do contexto de estar junto ao consumidor”, conta.