Redes sociais impulsionam compra de produtos nostálgicos, revela pesquisa
Levantamento do Mission Brasil aponta que 92,3% dos consumidores são influenciados por conteúdos digitais ao adquirir itens vintage
Uma pesquisa realizada pelo Mission Brasil aponta que as redes sociais exercem forte influência sobre o consumo de produtos nostálgicos. Segundo o levantamento, 92,3% dos entrevistados afirmam que conteúdos digitais impactam diretamente suas decisões de compra. Entre eles, 38,7% consideram essa influência significativa, 34,6% percebem algum impacto e 19% se dizem pouco influenciados. Apenas 7,62% não sentem qualquer interferência das redes sociais nesse tipo de consumo.
O estudo ouviu mais de 400 pessoas e revela que 62% dos entrevistados acreditam que a tecnologia é um fator determinante para o crescimento da tendência vintage. Para Julio Bastos, CCO do Mission Brasil, plataformas como Instagram, TikTok e YouTube desempenham um papel central na popularização desses produtos. "Essas redes são projetadas para destacar conteúdos virais, logo, como a nostalgia e tendências do passado estão em alta, o algoritmo dessas redes sociais acaba ‘recomendando’ tais conteúdos, criando uma espiral onde o que já foi popular no passado acaba retomado de forma amplificada", detalha.
Gerações Y e Z lideram consumo retrô
Os dados mostram que millennials (nascidos entre 1981 e 1996) e a geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) são os principais consumidores de produtos nostálgicos, representando 50% e 43% do público, respectivamente. Bastos aponta que a digitalização tornou referências do passado mais acessíveis. "Hoje qualquer pessoa pode revisitar ou até reimaginar um estilo, uma música ou uma estética dos anos 90 e 2000, por exemplo. Isso faz com que as marcas estejam especialmente atentas a esses padrões de consumo e como trazer a tona tendências, e até produtos de tais períodos, que possam despertar o interesse do consumidor", ressalta.
Videogames e moda estão entre os itens mais adquiridos
A pesquisa também revela que os videogames lideram a lista de produtos vintage mais comprados, com 25% das menções, seguidos por roupas (22%), alimentos e bebidas (17%), doces e chocolates (10%) e jogos de tabuleiro e brinquedos (8,5%). Outros itens como calçados, celulares, livros, maquiagens, câmeras fotográficas, bolsas e óculos também aparecem entre as preferências.
O design dos produtos é apontado como o principal fator de atração, mencionado por 35% dos entrevistados. A história da marca pesa na decisão para 24% do público, enquanto funcionalidade e exclusividade são determinantes para 23% e 15% dos consumidores, respectivamente.
Memória afetiva impulsiona tendência retrô
O levantamento indica que a principal motivação para a compra de produtos nostálgicos é a memória afetiva, citada por 42% dos entrevistados. Outros fatores incluem vínculo emocional com a marca (22,9%), sensação de conforto e proximidade (20%), desejo de acompanhar tendências (7,62%) e sentimento de pertencimento a um grupo ou época específica (6,9%).
Para Bastos, o fenômeno retrô vai além de uma simples moda passageira. "o marketing de nostalgia, por mais que seja alimentado pela digitalização, é movido especialmente pelo desejo de conexão emocional com experiências que marcaram gerações”, esclarece o CCO. Ele completa dizendo que “as marcas que compreendem esse movimento e incorporam elementos nostálgicos de forma autêntica conseguem criar produtos e campanhas altamente engajadas nos dias de hoje", conclui.