REF+ conquista a comunicação digital de Frango Assado e Viena

Observando o número elevado de concorrências no mercado publicitário, Ricardo Calfat, sócio e COO da REF+, fala sobre sua mais nova conquista: as contas digitais de Frango Assado e Viena, marcas que pertencem ao Grupo IMC. “Eu sinto que o mercado está mais confiante. O ano passado foi um ano de muitas concorrências. Acho que foi recorde de concorrências. Ouvi um número de que foram mais de 300”, diz Rico, como é mais conhecido no mercado. “A concorrência, querendo ou não, é um mal necessário para a agência. Ela te sacrifica, é custosa, puxa energia, porque numa concorrência de três, quatro agências, que é o básico, você tem 25% de chance de ganhar. Todo mundo participa para ganhar”. 

A REF+ vai cuidar de toda comunicação digital de Viena e Frango Assado, contas que estavam na Inkuba e Zoly. Viena é uma das maiores redes de restaurantes do Brasil e possui mais de 40 anos. Frango Assado, que tem 65 anos de história, está posicionada como a principal rede de estabelecimentos multisserviços do estado de São Paulo, com 25 lojas.

Ricardo Calfat, sócio e COO da REF+: “Minha ideia é crescer para a América Latina”

Outra recente conta da agência é a porção digital de Despegar.com na América Latina, que levou o executivo a contratar dez profissionais latinos, como mexicanos e chilenos, para montar um hub latino na REF+. “Minha ideia é crescer para a América Latina. Já temos uma operação grande para Despegar. Em fevereiro ganhamos a conta total. A gente tem o Decolar.com em todo o Brasil e na América Latina, e tinha a conta offline de Despegar. Eles fizeram concorrência e ganhamos o digital também na região”.

Segundo Calfat, que tem como sócios Renato Pereira, Eduardo Barros e Fernando Calfat, 2017 foi um ano de crescimento. “A agência cresceu 27,5%, ficamos entre as cinco agências que mais cresceram em negócios. Para este ano, as projeções são de que 2018 tende a ser melhor. No ano passado, lançamos o Grupo REF, que é formado pela Black Door (produtora), 4PR (agência de PR que tem também como sócio Alexandre Spínola) e a REF+. Estou vendo agora todas as empresas. A 4PR triplicou de tamanho, porque é uma startup e cresce muito”.

A REF+, como a maioria das agências, está diversificando os negócios. “Os negócios são complementares entre agência, produtora e PR. Para Barilla, por exemplo, fazemos redes sociais, PR, conteúdo, criação de campanhas e produção”, diz.

O executivo conta também que a agência está com três youtubers e com projeto para apresentar mais dois ao mercado. “Fazemos toda parte de conteúdo e negociação com as marcas. Esse é outro passo bacana. Estamos diversificando os serviços. O mercado de agência de 15 anos atrás era outro. Hoje o negócio complicou e se diversificou”.

MERCADO LIVRE
Calfat se anima ao falar do trabalho desenvolvido para o Mercado Livre, cliente reconquistado em 2016. Ele destaca que 2017 foi um ano incrível da REF+ com o Mercado Livre e fala sobre os resultados. “Ganhamos Top of Mind com eles. Mercado Livre teve no Natal 422% de aumento em vendas; 194% de crescimento em Black Friday; 115% no Dia das Mães e 142% no Dia dos Pais”, comemora. “Além disso, a campanha de Natal do Mercado Livre foi a mais vista no YouTube em dezembro e a segunda mais vista durante 2017. Este ano já estamos a todo vapor com eles. Criamos para a marca o manifesto #FreteAbusivoNão, que está sendo o maior sucesso e é contra o aumento no frete dos Correios”. A REF+ atende também Movida e VR Benefícios, entre outros clientes.

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