Refugiados são acolhidos em programa da ONG Inataa

O Brasil é um dos principais destinos procurados por refugiados nas Américas, recebendo sírios, nigerianos, haitianos e angolanos. Como forma de oferecer acolhimento às crianças, adultos e idosos que se deslocam para viver em outro país, a ONG Inataa (Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais) fechou uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo para o programa “Melhor Amigo do Refugiado”.

A campanha criada pela Wunderman e produzida pela Landia incentiva a tolerância e retrata como exemplo mundial o carinho que os cães podem dar a essas pessoas, independentemente de suas origens. O filme para TV e internet destaca o drama dos refugiados que abandonam regiões de guerra na sua jornada pela sobrevivência e integração.O projeto acontece em parceria com a Casa de Passagem Terra Nova, equipamento de acolhimento social do Estado de São Paulo para solicitantes de refúgio.

De acordo com Cristiane Blanco, psicóloga e responsável técnica do Inataa, os cães voluntários ajudam a dar suporte emocional para essas pessoas na fase de adaptação a esta nova etapa da vida, na maioria das vezes longe de familiares e amigos, que ficaram nos seus países de origem. “Diferentemente do homem, o cão não tem preconceitos, não faz distinção de raça, nem de religião ou classe social”, afirma Cristiane.

Para Paulo Sanna, VP de Criação da Wunderman, a campanha adota uma linguagem cinematográfica e propõe uma reflexão sobre um mundo melhor usando exemplo do cão. “No momento em que vemos globalmente um dos maiores dramas sociais da nossa era, o Inataa encontrou uma forma de levantar a bandeira da tolerância e ao mesmo tempo promover sua causa”, complementa Sanna.