Regina Augusto, nova diretora executiva do Cenp: diversidade como ponto crucial

A jornalista vai gerenciar as atividades internas, chefiando uma equipe de mais de vinte pessoas

A jornalista Regina Augusto vai assumir direção executiva do Cenp, a partir do dia 7 de março.

O cargo foi recém-criado pelo presidente do Cenp, Luiz Lara, que também foi o responsável por colocar a jornalista no time. “Ele fez uma sondagem sobre a posição e dentro da nova gestão do Cenp, ele buscava um perfil diferente, tinha que ser uma mulher, um perfil mais plural. Para mim é um privilégio, me sinto honrada de estar construindo esse novo capítulo de uma entidade que mora no meu coração”, afirmou a diretora.

“Nos sentimos honrados em ter Regina liderando nossa equipe, com sua competência, experiência e visão privilegiada da atividade. Além disso, ela torna concreta a disposição de toda a publicidade em se tornar mais inclusiva e diversa”, afirmou Lara, que assumiu o cargo de presidente da entidade em dezembro de 2021.

Dudu Godoy, vice-presidente do Cenp, também comemorou a chegada da jornalista à entidade. “O trabalho dela será decisivo na construção desta nova fase da autorregulação, com ênfase total no diálogo e na difusão das melhores práticas”, afirmou.

A executiva vai gerenciar as atividades internas, chefiando uma equipe de mais de vinte pessoas, além de trabalhar ao lado de Lara, Dudu Godoy e demais diretores. A ideia é atuar na interlocução com as entidades mantenedoras do Cenp, na ampliação do espaço para debates das melhores práticas no mercado publicitário e no desenvolvimento de uma ampla agenda de novas frentes para aumentar a relevância da entidade.

“Como diretora executiva, eu tenho uma grande atribuição de manter essa operação funcionando e com motivação. E tem uma agenda que eu vou fazer com o Luiz Lara que é uma agenda institucional da entidade, de mudança de perfil e construção desse novo capítulo do Cenp”, afirmou Regina, que tem uma relação de longa data com a entidade e é autora da biografia de Petrôneo Corrêa, fundador do Cenp, chamada “No Centro do Poder”.

"O Cenp está indo muito de encontro com a diversidade e eu, de alguma forma, materializo essa mudança", afirmou Regina Augusto

Regina é uma mulher cis afrodescendente, filha de pais pernambucanos e que atua na área da comunicação há 25 anos, com passagens em redações e agências do mercado publicitário.

Atualmente, ela se tornou consultora, desenvolvendo projetos de Cultura, Diversidade & Inclusão para diversas empresas e marcas e está finalizando um doutorado sobre mídias e relações raciais. Segundo ela, a diversidade vai ser um dos pontos cruciais da sua gestão no Cenp.

“Quando eu estava no começo da carreira, a maioria das entrevistas que eu fazia era com homens e eu participava de reuniões onde eu era a única mulher. Naquele momento eu não tinha a consciência que a gente tem hoje, em relação a questão de gênero e racial, isso é mais recente e felizmente o país evoluiu nesse sentido. Então eu acho que trago esse olhar mais diverso para a entidade e agrego também um perfil, profissionalmente falando, de uma pessoa que conhece profundamente o mercado”, ressaltou a diretora.

De acordo com a Regina, a sua contratação caminha lado a lado com o novo posicionamento do Cenp, que deu início com a chegada de Lara na frente da entidade.

“O Cenp está indo muito de encontro com a diversidade e eu, de alguma forma, materializo essa mudança. Esse projeto faz sentido para mim e envolve diversidade de gênero, diversidade racial e, principalmente no mercado do tamanho do Brasil, uma diversidade regional. A sede do Cenp fica na Avenida Paulista, mas não é a Avenida Paulista”, afirmou Regina. “A nova gestão tem como premissa também tornar o Cenp em uma entidade mais inclusiva e abrangente, que vai 100% de encontro com uma transformação da sociedade e do mercado”, completou.

Para a nova diretora executiva, uma palavra define o novo momento do Cenp: equilíbrio. “Equilíbrio de forças em prol de um benefício maior do mercado. Isso muda completamente a tônica da entidade e a partir daí, existem planos e estudos que eu vou fazer para criar novos serviços, novas frentes. Ao longo de 2022 vamos ter uma agenda grande de novos projetos”, finalizou.