Relevância de marcas da América Latina cresce para consumidor local
As marcas locais de bens de consumo ganharam importância na América Latina no último ano, de acordo com o relatório Brand Footprint, da Kantar Worldpanel. Segundo o estudo, elas são 46% das mais escolhidas na região, o que representa um aumento de 1,1 ponto de market share ante o levantamento de 2015.
Embora as locais tenham conquistado destaque nos países da região, a Coca-Cola ocupa o topo da lista como a mais escolhida em vários países da região, incluindo o México, Chile e Brasil. Além da Coca-Cola, a lista de dez marcas mais escolhidas pelos brasileiros é composta por Ypê, Tang, Colgate, Sadia, Italac, Qualy, Omo, Itambé e Soya.
“Apesar da volatilidade econômica experimentada pela América Latina em 2016, várias marcas registraram crescimento de dois dígitos. A maioria locais ou regionais. Muitas das marcas que tiveram bom desempenho frente a 2015 apresentam uma boa relação custo-benefício. Por outro lado, com o bolso mais apertado, caso o lar não perceba claramente o valor do produto, acaba optando por marcas de baixo preço”, analisa Patrícia Beber, country manager do Brasil na Kantar Worldpanel.
A representatividade das marcas de laticínios também se destacou na pesquisa. 20% das marcas mais escolhidas na América Latina são da indústria láctea.
A classificação das marcas é feita a partir do índice CRP (Consumer Reach Points). A métrica leva em consideração a penetração, ou seja, quantas famílias em todo o mundo estão comprando a marca, e a frequência, isso é, quantas vezes a marca é comprada.
O estudo anual Brand Footprint considera um total de um bilhão de lares em 43 países dos cinco continentes, cobrindo o 75% do PIB mundial. São consideradas mais de 300 bilhões de decisões reais de compradores