Representatividade e menções: o Amazon Prime Day, segundo a Buzzmonitor

Segundo levantamento, edição deste ano superou em quase 300% as menções da data de 2021

Levantamento da Buzzmonitor sobre a edição deste ano da Amazon Prime Day, realizado na semana passada, monitorou os termos Prime Day 2022, PrimeDay e AmazonPrimeDay. No período entre 07 e 14 de julho (20h) 74.918 posts de 34.187 usuários distintos citaram o Amazon Prime Day, sendo o pico de menções do período no primeiro dia de evento.

A terça-feira (12) concentrou 22,48% das menções.

O volume de menções sobre o Prime Day 2022 superou em 295% a quantidade de posts de 2021. De acordo com o Buzzmonitor Trends, de 16 a 23 de junho do ano passado, semana em que ocorreu o evento, foram 18.940 posts.

No período do evento e do pós-evento, os desejos de compra se realizaram e pode-se perceber os usuários citando os mesmos itens mencionados no pós-evento. No entanto, em menor proporção. 23,01% dos usuários citaram a compra de livros e 1,12% relataram a compra de um Kindle.

Na lista, também aparece um novo item de compra: a assistente virtual da Amazon: 1,56% dos usuários pediram uma Alexa no Prime Day 2022. No total, foram 4.531 publicações sobre o evento + os termos “comprei” ou “pedi”.

Em relação à localização dos usuários, as cidades de Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza foram as que mais mencionaram ter adquirido algo na Amazon Prime Day 2022. A análise diz respeito aos internautas do Twitter.

Representatividade
A fim de ampliar o alcance do evento além dos seus canais, a Amazon fez parcerias com influenciadores, que foram responsáveis pelo maior buzz sobre o Amazon Prime Day no Instagram.

De acordo com a Buzzmonitor Trends, no período de 07 a 14/07 os posts de maior destaque falando do evento foram, respectivamente, um vídeo do Luba TV (com 19k interações) e uma foto de Maju Araujo (com 7,2k interações). Em comum, os dois criadores de conteúdo fazem parte de grupos minoritários (Luba é uma pessoa LGBTQIAP+ e Maju modelo internacional com Síndrome de Down), o que traz mais representatividade na campanha da varejista.