Reputação é prioridade para clubes de futebol, mostra Aberje
Levantamento revela avanço digital, uso crescente de tecnologia e desafios estruturais da comunicação nos clubes
A comunicação tem ganhado cada vez mais espaço dentro dos clubes de futebol no Brasil. É o que mostra o estudo ‘A Comunicação nos Clubes de Futebol no Brasil’, feito pela Aberje em parceria com a Universidade do Futebol. Segundo a pesquisa, 96% dos profissionais ouvidos afirmam que a reputação da marca é essencial e impacta diretamente na geração de receita.
O levantamento ouviu representantes das séries A, B, C e D, além de clubes que disputam estaduais e categorias de base. A atuação das equipes de comunicação está fortemente voltada para as mídias digitais (84%), relacionamento com a imprensa (82%) e construção de imagem dos jogadores (78%). Outras frentes como comunicação interna, relações institucionais e gestão de crises também estão no radar.
Quando o assunto é canal, o digital domina: 100% dos clubes usam Instagram, seguido por WhatsApp (68%) e Facebook (34%).
O estudo também mostra um crescimento no uso de tecnologia. Sete em cada dez áreas de comunicação já trabalham com ferramentas digitais, como aplicativos e análise de dados. A inteligência artificial generativa, embora ainda em fase inicial, já está presente em 16% dos clubes, especialmente na Série A.
Desafios ainda pesam
Apesar dos avanços, a área de comunicação ainda enfrenta dificuldades. Falta de estrutura, orçamentos apertados e interferências políticas são os principais entraves. Enquanto clubes da Série A contam com uma média de R$ 890 mil por ano para comunicação, 28% das equipes pesquisadas têm menos de R$ 30 mil anuais disponíveis.
“Boa parte dos desafios está nas mãos dos próprios clubes. Ainda lidamos com estruturas frágeis e barreiras culturais, mas vemos uma mudança em curso. A chegada de novos profissionais e a cobrança dos patrocinadores por retorno e consistência estão acelerando essa transformação”, diz Heloisa Rios, CEO da Universidade do Futebol.
Quem está por trás da comunicação
O perfil dos profissionais é qualificado já que 54% têm pós-graduação, principalmente em comunicação, marketing e jornalismo. Entre as competências mais valorizadas para o futuro, estão a adaptação às novas tecnologias (66%), criatividade, inovação e visão estratégica.
(Crédito da foto: Pexels)