Resort em Santa Catarina terá espaço para games
Um dos principais resorts do país, o Costão do Santinho Resort, localizado em Florianópolis (SC), vai lançar um ecossistema que ficará localizado dentro da área do hotel, e que será dedicado ao universo gamer. Com investimento de R$ 300 milhões nos primeiros cinco anos, o HubCG terá início em janeiro do ano que vem, e continuará com a abertura de uma arena de games em março.
Com projeto criado e liderado pelo empresário Fernando Marcondes de Mattos, fundador do Costão do Santinho, e pelo professor Carlos Alberto Schneider, reconhecido como o responsável por transformar Florianópolis em um pólo tecnológico, a partir da Fundação CERTI, o HubCG pretende lançar Florianópolis definitivamente no mapa dos games.
O HubCG terá uma estrutura de mais de 4 mil m2 cedida pelo Costão do Santinho Resort, que irá se configurar como a pedra fundamental do “Mundo dos Games” no ecossistema de inovação de Florianópolis. Em seu primeiro ano, este espaço estima acomodar cerca de 240 profissionais.
A iniciativa será um empreendimento com mais de 10 mil m2 de área construída, integrado ao resort e baseado em um projeto focado em todos os aspectos do mundo dos games. Com a possibilidade de promover desde a aceleração e incubação de desenvolvedoras de games até competições e eventos de eSports, o espaço oferecerá ainda formação de profissionais e investimentos em empresas locais do setor.
Segundo o resort, o investimento inicial, de R$ 300 milhões, será aportado em 2022 e 2023, e inclui não só a cobertura das despesas pré-operacionais como a formação de um fundo de investimento para fortalecimento, participação e aquisição de empresas. A estimativa do HubCG é que o projeto atinja, em 2026, mais de R$ 700 milhões em receitas e atraia investimentos internacionais para a região.
DESENVOLVIMENTO
Um dos objetivos do HubCG é se tornar um pólo de criação e desenvolvimento de games e, para isso, o espaço vai contar inicialmente com um Gaming Office. Além disso, o espaço terá toda a infraestrutura para o desenvolvimento de games e uma área específica para coworking e aceleração de empresas.
“Estamos desenvolvendo, junto ao HubCG, uma plataforma de games proprietária que proporcionará toda a estrutura necessária para a produção de games. Teremos uma equipe residente de especialistas que dará todo o apoio para desenvolvedores além, é claro, do apoio de parceiros licenciados”, afirma Carlos Alberto Schneider, líder da equipe de planejamento e implantação do HubCG.
O espaço ainda permitirá que outras atividades sejam realizadas como gestão de carreira para streamers e influencers, e realização de eventos de networking. Os investimentos no setor vão além da construção do espaço físico e passam também pela criação do Instituto Gaming & Leadership, que pretende capacitar profissionais para o setor e oferecerá cursos em diversas áreas como programação, sonorização, arte e desenvolvimento.