Ressaca publicitária

Encerrada a Copa do Mundo da FIFA, com o Brasil saindo antes, seria de se esperar a ressaca publicitária que estamos vivendo, com a mídia reduzindo seus formatos para anúncios e comerciais, gerando um vazio que se assemelha a um período de recessão econômica.

Sabemos, porém, que essa retração durará pouco, no máximo até este último fim de semana de julho, pois o país é grande demais para ficar letárgico por muito tempo.

Apostamos na força do segundo semestre, sempre maior que o primeiro no mercado publicitário brasileiro, e na necessidade de sobrevivência dos players que atendem um imenso mercado consumidor acima de 200 milhões de pessoas.

 A volta às aulas, que agora recomeça, também contribuirá – e muito – para o aumento da necessidade de comunicação das empresas com os seus diversos públicos. Nada como a vida voltar ao normal, para a publicidade reaparecer com toda a sua força e criatividade, como ocorre entre nós.

 Não será tão simples, porém, devido ao momento político que estamos vivendo, a pouco mais de dois meses do primeiro turno das eleições majoritárias e com favoritos indefinidos, além do entrave PT, hoje um partido político importante nos resultados do pleito, mesmo com o seu líder maior (ainda) preso.

A incógnita PT, que tende a lançar um substituto para Lula na corrida presidencial, poderá ser peça-chave interferindo nas crescentes opiniões dos últimos dias, sobre um segundo turno entre Alckmin e Bolsonaro.

Seja como for, porém, o importante é que as leis do país sejam cumpridas, sem subterfúgios e que realmente o vencedor da disputa mais importante, que é a da Presidência da República, seja alguém que possa reconsertar o Brasil, quebrado em alguns setores devido à divisão de forças e de opiniões, como poucas vezes vimos ocorrer em nosso país.

Importante, neste momento, que os anunciantes voltem a anunciar com frequência acentuada, pois já se disse aqui, que a propaganda, além de produtos, serviços e ideias, tem ainda um componente lúdico de animar uma parcela considerável da população, ainda que não tenha boas condições de consumo.

Em virtude disso, acreditamos que este semestre, embora já iniciado dia 1º de julho, somente a partir de agora justificará sua condição de ser o mais forte do ano em vendas. 

Ainda vamos nos surpreender com alguns resultados positivos que ocorrerão, surpreendendo a muitos e fazendo-nos lembrar das sábias palavras de Tom Jobim: “O Brasil não é para principiantes”.

 

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Foi uma vez mais gloriosa a cerimônia de entrega do Prêmio Veículos de Comunicação, instituído há 31 anos pela revista Propaganda e que a cada versão fortalece-se e leva mais público ao auditório da ESPM na Rua Dr. Alvaro Alvim (SP), que já se consagrou como local dessa cerimônia.

Com o seu cronograma tendo início ainda no primeiro trimestre do ano, essa tradicional premiação da mídia brasileira passa por uma primeira triagem, que são os principais profissionais de mídia de todo o país, indicando nos formulários apropriados seus preferidos. A secretaria da premiação tabula os resultados e insere em cada categoria, pela ordem, os três meios mais indicados pelo grande júri. Em seguida, é formada uma comissão especial de julgamento, por membros da Academia Brasileira de Marketing, presidida pelo nosso colaborador Madia de Souza, cujos integrantes votam nos melhores de cada categoria, segundo os próprios critérios.

A partir daí, está concluída a escolha, com os mais indicados em cada categoria sendo declarados vencedores. Veja cobertura completa da entrega dos troféus realizada na última semana, nesta edição do PROPMARK. Como o online do nosso jornal já publicara os vencedores, após encerrada a cerimônia de entrega dos troféus, a maioria deles divulgou em seguida os resultados e cada um a sua condição de vencedor.

A principal constatação que se pode fazer anualmente sobre os resultados dessa premiação é a de que o Brasil é o país que possui uma das maiores quantidades de bons meios e, olhando os vencedores em cada categoria,  pode se orgulhar de estar entre os países com a melhor mídia do planeta.

 

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A matéria de capa da presente edição do PROPMARK aborda um dos segmentos da comunicação comercial que, rebatizado e acrescido de modernas ferramentas para melhor atender os anunciantes e melhor atingir seus públicos, vem se tornando indispensável nos planos de mídia das empresas que sempre procuram o melhor para anunciar seus produtos e serviços.

O live marketing cresceu mais rapidamente do que se esperava, com o advento dos meios digitais, e hoje já movimenta em nosso país um apreciável investimento total de R$ 44 bilhões.

Na noite da próxima quinta (2/8) a Ampro lançará em cerimônia especial o Anuário Brasileiro de Live Marketing 2018 (edição especial 25 anos). Mais informações: anuário@promoview.com.br.

 

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O Grupo Doria, o Lide e a Editora Referência realizarão em agosto, no Sofitel Guarujá, mais uma versão do consagrado Fórum de Marketing Empresarial, que nesta 9ª edição dedica grande parte do seu conteúdo ao público feminino.

Para reforçar esse viés, serão homenageadas pelo Fórum duas expoentes da comunicação comercial brasileira, com histórias de vida profissional em altíssimo nível: Joanna Monteiro e Christina Carvalho Pinto.

 

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Na noite de 13 de agosto, no Limelight (SP), serão entregues os diplomas aos vencedores do Colunistas São Paulo e Colunistas Brasil de 2017. Palmas especiais para a AlmapBBDO, que conseguiu nessas duas versões da tradicional premiação o cobiçado título de Agência do Ano.

 

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Este Editorial é em homenagem a Hugo Rodrigues, que preside a WMcCann com a responsabilidade de ter substituído o ícone Washington Olivetto. Hugo Rodrigues, além da sua inegável competência na atividade, tem se destacado pela fineza no trato com os públicos interno e externo da agência.

Armando Ferrentini é presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda (aferrentini@editorareferencia.com.br).