Restorando terá versão em inglês para atender turistas

Tendo como principal diferencial oferecer a gratuidade para os consumidores fazerem reservas online em restaurantes, o Restorando.com.br atingiu um patamar – 500 mil page views por mês – que lhe dá condições para dar início a sua expansão. Otávio Calixto, diretor-geral do Restorando, afirma que o principal foco nos próximos meses é a preparação para a Copa do Mundo, com o lançamento de uma campanha online e também versões em inglês e espanhol do site, para atender os turistas estrangeiros.

“Também vamos participar com sorteio de ingressos para a Copa do Mundo para os nossos usuários e menus especiais, e vamos facilitar muito para que os estrangeiros consigam visualizar e conhecer o Restorando ao chegar ao Brasil. Vamos trabalhar com campanha via Google. Esse é um movimento que a gente vai começar a focar bastante”, revela Calixto.

Segundo o executivo, a expectativa é de que no período da Copa o Restorando tenha, no mínimo, o dobro de visualizações. “A gente espera um acréscimo bem forte na Copa, porque não é necessário o usuário fazer um cadastro, basta encontrar um restaurante e colocar o seu nome”, explica.

O Restorando foi criado na Argentina há dois anos, mas rapidamente veio para o Brasil e expandiu-se para outros países da América Latina. O site tem atuação em seis cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, e com planos de expansão para Salvador. São mil restaurantes cadastrados que pagam R$ 3,50 por reserva. A meta é dobrar a base este ano no país. O site compete com o Grubster, que, diferentemente do Restorando, cobra do usuário a reserva. “Hoje a nossa inspiração é o Open Table (que vale mais de US$ 1 bilhão) e assim como eles se tornaram relevantes para seus usuários nos Estados Unidos a gente quer se tornar relevante aqui”, avalia Calixto.

“A gente acredita que o nosso modelo é mais flexível e que para o usuário tem que ser entregue de graça sempre. É uma forma de conseguir mais engajamento, mais confiabilidade da ferramenta e conseguimos ter todos os níveis de restaurantes, até os mais tops de São Paulo”, reforça ele. O executivo ressalta que o resultado de janeiro de 2013 já foi superado nos primeiros 10 dias deste ano. “Estamos conseguindo criar o hábito de fazer a reserva em restaurante e isso é muito importante.”

Outra meta em 2014 é contratar uma agência digital ainda no primeiro trimestre para cuidar das campanhas do Restorando. O site recebeu em agosto do ano passado investimento liderado pelo fundo Flybridge Capital Partners de R$ 30 milhões.