Resultado da Sabesp pode ter alteração
Com a abertura das propostas técnicas na sexta-feira passada (19), colocando Lew’LaraTBWA, Fischer & Friends e DM/Blackninja (Duda) como líderes, a licitação pela conta publicitária da Sabesp, com verba estimada em R$ 120 milhões anuais, poderá ter vencedores diferentes aos indicados incialmente. De acordo com fontes do propmark, a Fischer pode ser desclassificada do processo por não ter cumprido 100% das exigências destacadas no edital.
Segundo o documento, as vencedoras não poderiam zerar em nenhum quesito técnico para serem confirmadas como novas responsáveis pela comunicação publicitária do cliente. No processo em questão, há uma solicitação considerada rara em concorrências desse tipo: a experiência de profissionais da licitante, por meio de currículo reduzido – o que geraria pontuação de acordo com itens como curso superior, pós-graduação e tempo de experiência na área.
Segunda colocada com 91 pontos, a Fischer, ainda segundo fontes e de acordo com cópias de documentos obtidas pelo propmark, teria zerado o quesito em questão, teoricamente por não ter enviado o documento completo, constando apenas o nome dos profissionais, mas sem as suas informações solicitadas. Com isso, agências concorrentes estariam formalizando recursos para pedir sua desclassificação. O prazo é até a próxima segunda-feira (29). Líder, Lew’Lara teve 95,83, enquanto a DM, em terceiro, teve 90,82.
Caso seja desclassificada, a Fischer daria lugar à quarta colocada após abertura das propostas técnicas – no caso a White Propaganda, com 77,25 pontos. Em seguida aparecem ainda Nova/sb (76,15), Contexto (76), DPZ (74,99), Adag (74,96), Lua Propaganda (73,57), Markplan (73,14), Rino (69,83), NBS (69,36) e Giacometti (66,83).
Raramente uma licitação pública termina com resultado diferente ao revelado após a abertura das propostas técnicas. Em geral, as etapas subsequentes são de preço, as quais as vencedoras podem se adequar; e de capacidade de atendimento, esperando-se que uma agência só participe de processos que estejam habilitadas a dar conta da demanda.
Procurada, a Fischer informou que não pode se pronunciar sobre a licitação até a conclusão do processo. A Sabesp também optou por não se posicionar até o fim do prazo de recurso.