Retail media avança no Brasil, mas em busca de maturidade para ser mais sólida

IAB projetou que modelo de publicidade cresceria 550% no país; Global ad Trends aponta que valor chegará a US$ 141,7 bi em 2024, no mundo

As previsões se confirmam: o retail media vem assumindo protagonismo proporcional à força do varejo global e phygital para os negócios das marcas. E é também uma nova forma de monetização para essas redes que buscam aperfeiçoamento para a gestão desse canal e foi uma das pautas mais instigantes da NRF 2024. Pesquisas apontam que a modalidade de mídia já é a terceira opção nos budgets globais.

Segundo a Warc, esse formato de propaganda atingiu, mundialmente, US$ 128,2 bilhões no ano passado, e deve superar este valor em 2024. Já o relatório Global ad Trends aponta que essa ascensão permanecerá constante, atingindo a marca de US$ 141,7 bilhões em 2024 e registrando um crescimento anual de 10,2%, o que colocará o meio como o terceiro maior canal em termos de gastos dentro de alguns anos, ocupando o lugar da TV linear.

Para 2025, a previsão do estudo ‘Dentsu global ad spend forecasts’ é que a elevação das verbas de publicidade será de 3,8% sobre os US$ 762,5 bilhões previstos para este ano. Sem mencionar que os investimentos em marketing dos anunciantes, junto com mídia e fees às agências, vão ultrapassar a marca de US$ 1,1 trilhão.
“Projeta-se que o digital mantenha um crescimento quase consistente por três anos, representando cerca de US$ 3,00 de cada US$ 5,00 gastos em publicidade em todo o mundo”, observa uma análise da Dentsu.

Sem dúvida, o ambiente digital contribuiu e continua contribuindo para o retail media estar na linha de frente das três ondas da publicidade digital nos últimos 20 anos, como enfatiza Eduardo Esparza, vice-presidente e diretor-geral da Tenerity no Brasil, uma das patrocinadoras do Retail Media Show, evento organizado pelo Clube do Varejo com apoio institucional do Popai (Point-of-Purchase Advertising Internacional) neste mês de abril.

“O aproveitamento de retail media tem sido positivo, com boas oportunidades de expansão. Recentemente, publicamos um white paper que abordou o tema com bastante profundidade. Com ele, percebemos que o retail media tem sido uma ferramenta amplamente utilizada no Brasil e com uma perspectiva de crescimento considerável. Em uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil, ainda em no ano passado, foi apontado que os investimentos publicitários nesta área cresceriam 550% até o fim de 2023, com grandes chances de atingir uma receita de R$ 2,6 bilhões. Além disso, estamos notando, cada vez mais, a adesão das gigantes do varejo, como é o caso do Grupo Pão de Açúcar, que implementou a estratégia de retail media na sua operação.

Outro dado, divulgado no ano passado pela eMarketer, mostrou os resultados do retail media em toda a América Latina. Em relação ao Brasil, para cada dólar investido em anúncios da Amazon, por exemplo, houve um crescimento de US$ 21,41 no primeiro trimestre de 2023”, esclarece Esparza.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 18 de março de 2024