Revista Gula volta a circular após aquisição de grupo português
O Grupo português Essência do Vinho (EV) concretizou a aquisição da revista Gula. Fundada em 1990 e com sede em São Paulo, o título se dedicou ao mercado do vinho, da gastronomia e da enogastronomia.
Os diretores da EV, Nuno Botelho e Nuno Pires, que já detêm a portuguesa Revista de Vinhos, agora investem no título brasileiro.
Nesta nova fase, a sociedade gestora da Gula será constituída por Nuno Pires, Nuno Botelho, Alexandre Lalas e Miguel Icassatti. A condução editorial será de Alexandre Lalas e Nuno Pires. Está sendo definida a equipe editorial, com colaboradores e painel de provadores de vinhos. Entretanto, J.A. Dias Lopes, um dos fundadores da Gula, em 1990, já está confirmado como colunista da publicação.
No segundo semestre de 2020, a revista regressará às bancas e num futuro próximo será reativado o “Prêmio Gula”, que distingue a excelência no vinho e na gastronomia do país.
Nos últimos três anos, a Gula tinha interrompido a presença nas bancas para se dedicar ao conteúdo online e às redes sociais, onde conquistou mais de 189 mil seguidores.
De acordo com Nuno Pires, a aquisição deste histórico título brasileiro pela EV representa “uma nova vida para a marca, com novas ideias e abordagens, uma redação especializada e multidisciplinar, uma vontade férrea de fazer ainda mais e melhor. Primeiramente, vamos reforçar os conteúdos online e, em breve, retomaremos as edições impressas, disponíveis nas bancas e para assinantes. Em paralelo, a Gula será produtora de eventos de gastronomia e vinho, fidelizando os atuais leitores mas, acima de tudo, conquistando novos públicos. É uma enorme responsabilidade, que abraçamos com o mesmo entusiasmo e convicção com que iniciamos o projeto EV”, diz.
“O reforço da presença no Brasil é uma consequência lógica do nosso processo de crescimento. Antes de constituirmos a EV em Portugal estivemos na gênese daquela que foi a mais importante feira de vinhos na América Latina, a Expovinis Brasil. Por isso, a nossa ligação ao mercado brasileiro é forte, a nossa experiência e conhecimento são profundos. Os eventos, as ações promocionais e de formação que temos produzido no Brasil têm sido muito bem-sucedidos. Com a aquisição da revista Gula acreditamos que não apenas podemos aumentar a nossa esfera de ação como seremos, certamente, um veículo ainda mais privilegiado de divulgação do vinho e da gastronomia. Como poderão imaginar, esta é uma data muito feliz para nós”, sublinha Nuno Botelho.