O brasileiro colocou definitivamente o vinho na sua cesta de compras. A era “sanguedeboá” já elvis. Deu lugar a um ritual mais sofisticado: bons rótulos, taças adequadas, adegas climatizadas etc. Além de degustar, harmonizar com alimentos e conhecer as variedades de uvas, muitos fazem cursos de especialização e investem no chamado enoturismo em regiões do Brasil, como Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e em vinícolas da Argentina, Portugal e Espanha.   A tradicional Casa Valduga aproveita esse cenário para oferecer o terroir brasileiro nos tintos e espumantes que produz e já são exportados para 24 países de quatro continentes. “Atualmente temos aproximadamente 15 mil pontos de venda no país (on trade e off trade especializado). Buscamos estar presentes nos principais pontos de venda, como casas especializadas, delicatessens, lojas de vinhos, restaurantes, hotéis de luxo e buffets de festas. A ativação é feita pelos representantes da Casa Valduga”, diz a executiva Juciane Casagrande Doro, diretora comercial da empresa

 

Qual é o propósito da Casa Valduga?

A elaboração de vinhos e espumantes de alta qualidade. Buscamos sempre entregar o melhor como vinícola e no chamado complexo turístico. Fomos pioneiros na elaboração de espumantes pelo método tradicional no Brasil e a explorar novos territórios. Procuramos manter a tradição do negócio familiar e damos continuidade a um trabalho que já existe há gerações.

 

O que diferencia a marca?

A qualidade de todos os produtos que integram o nosso portfólio de negócios. Procuramos sempre fazer os melhores vinhos e espumantes. Nos preocupamos com os detalhes, desde a elaboração do rótulo, das garrafas, até contar a história de cada um dos vinhos. Somos uma das vinícolas mais antigas e tradicionais do Rio Grande do Sul. A Famiglia Valduga está no Brasil há mais de 140 anos e busca manter a excelência e tradição da família, buscando inovação e atenção às necessidades dos consumidores. Estamos atentos a novas tendências e ao mercado internacional de vinho. Nossa influência vem de vários mercados e nos destacamos pela criatividade em desenvolver projetos inusitados. Podemos dizer que a capacidade criadora está no DNA da marca.

Como é o seu planejamento de marketing?

É realizado em cima de uma pesquisa anual em que planejamos lançamentos para o ano seguinte com o objetivo de crescer e trazer inovação para o consumidor. Estamos atentos ao que o consumidor busca e sempre antenados com as tendências mundiais. Temos um planejamento a curto e longo prazo, focando sempre na missão da Casa Valduga e no fortalecimento da imagem da marca, além de ser uma empresa reconhecida nacional e internacionalmente.

 

O consumidor de vinhos no Brasil
evoluiu junto com a indústria nacional ou ele impôs, com o acesso aos importados, uma nova postura?

O consumidor brasileiro tem buscado cada vez mais informações sobre vinho. Percebemos isso com o crescimento do enoturismo. O brasileiro tem buscado conhecer mais sobre o produto que consome e esse movimento está acontecendo mundialmente. Os consumidores têm pesquisado mais sobre as marcas que consomem. Podemos dizer que o consumidor brasileiro de vinho está em uma contínua evolução. A Casa Valduga tem feito um trabalho de aproximar o consumidor da marca, explicando sempre sobre nossos produtos, uvas e história da vinícola. A introdução ao mundo do vinho veio para muitos com os rótulos internacionais. Com essa perspectiva de qualidade e poder comparativo, a Casa Valduga se destaca por ter atingido um patamar de qualidade que é perceptível para este consumidor.

 

Os vinhos nacionais são
competitivos com as ofertas de fora do país?

Hoje, a indústria nacional tem um portfólio bastante amplo, com preço e paladares para todo tipo de consumidor. A Casa Valduga tem uma ampla oferta de vinhos, incluindo itens colecionáveis. Estamos preparados para competir com os produtos de fora do país como iguais. Temos produtos com diferentes perfis, porém, todos voltados para o consumidor de paladar exigente.

 

O vinho brasileiro deixou de ter apelo só em preço?

A Casa Valduga nunca teve apelo em preço. Temos uma história e conceito por trás dos nossos produtos. Buscamos o melhor para o nosso vinho, por isso estamos atentos aos cuidados de todo o processo de elaboração. Todo o cuidado e atenção, desde o plantio até a rotulagem, é perceptível ao consumidor dos nossos vinhos e espumantes.

 

Quais os diferenciais da produção brasileira? Em que é mais competitiva?

A produção brasileira de espumantes está em alta e o brasileiro consegue entregar um produto de alta qualidade, com uma excelente relação de custo-benefício com os produtos de fora do país. Nossos espumantes têm sido premiados em competições internacionais, o que prova que nosso mercado é sim, competitivo e conta com excelentes opções.

 

Os impostos para os importados tiveram impacto na indústria nacional?

Sim. Toda a indústria tem sofrido com o aumento dos impostos. A empresas nacionais também registraram um impacto com isso, não só os importados. Mas somos uma empresa nacional e já temos uma posição consolidada. Esse aumento afetou nossos preços, mas temos laço com nosso consumidor que confia em nossos produtos e se mantem fiel à marca.

Como se estabelece a concorrência com o
mercado externo?

Estamos começando a nos estabelecer como vinícola brasileira nos mercados externos. O nosso grande desafio é nos fortalecer como uma categoria nos pontos de venda, porém, a qualidade dos produtos é percebida de forma positiva. O público de alguns países está mais disposto a experimentar coisas novas, como é o caso dos Estados Unidos e da Inglaterra. Entrar em mercados tão competitivos, como também é a Alemanha, é um sinal positivo para continuar os investimentos nas exportações. O nosso espumante chega com preço e qualidade que compete com os produtos internacionais.

 

Chile e Argentina são os países que mais
incomodam, por assim dizer?

Não chegam a incomodar, até porque o perfil dos vinhos desses países é diferente dos produtos da Casa Valduga. Nossos vinhos têm uma personalidade própria e perfis únicos. Os vinhos da Casa Valduga apresentam uma expressão única do terroir brasileiro, um perfil distinto. Nossa inspiração vem do modo de produzir vinhos do Velho Mundo.

 

A Valduga exporta para que países?

Hoje nós exportamos os nossos produtos para mais de 24 países, em quatro continentes. Entre os principais estão Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Noruega, Japão e Suíça. A exportação representa em torno de 10% do volume de produção da Casa Valduga. A soma dos países, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Bélgica e Japão, correspondem a 75% do volume exportado.

 

Como está observando os clubes de compras?
O que eles agregam ao consumidor?

O grupo Famiglia Valduga, do qual a Casa Valduga faz parte, possui uma Confraria de Vinhos on-line, em nosso e-commerce. O consumidor escolhe uma das três categorias disponíveis que o permite receber três vinhos selecionados mensalmente. Também há um clube denominado Membros da Famiglia, que lhe garante vantagens de descontos, benefícios e acesso a produtos exclusivos como o projeto Enoteca e lançamento em primeira mão. Essas oportunidades ajudam o cliente a conhecer o produto que deseja consumir. O clube oferece a oportunidade de descobrir novos sabores, novos vinhos, além de ampliar o portfólio de conhecimento do consumidor.

 

Como a Valduga ativa a sua marca?

Nós trabalhamos com revistas especializadas e segmentadas, além das mídias tradicionais. O próprio enoturismo é uma fonte riquíssima de ativação da marca, em que o cliente pode ter uma experiência completa de imersão no mundo do vinho e na história da Casa Valduga. A ativação regional, focada e especializada em cada mercado, permite a identificação personalizada com cada perfil de consumidor. Hoje são mais de três sommeliers que atuam na ativação da marca no Brasil, um brand ambassador que atua internacionalmente e os mais de 70 representantes em todo o território nacional.

 

E o digital?

Também fomos pioneiros no mundo do vinho em ativar nossa marca nas redes sociais, gerando conteúdo e facilitando o conhecimento do consumidor. Começamos há cinco anos a trabalhar o marketing digital. É um canal muito importante para aproximar a marca do consumidor. Além de ter um retorno imediato, mensurável e aberto para entender melhor o nosso consumidor.

 

Com quais agências de publicidade a Valduga trabalha?

A Approach Comunicação cuida do nosso relacionamento com influenciadores e a Global, uma agência de Porto Alegre, que cuida das nossas ações de mídia.

 

Como trabalha as datas promocionais, como Pais, Natal e Namorados, por exemplo?

Realizamos campanhas comerciais e digitais, de acordo com a importância da data e sua relevância com a marca. Para comemorar o dia dos namorados deste ano, por exemplo, criamos uma campanha digital e nos pontos de venda. É uma campanha completa. Em parceria com o artista plástico João Paulo Vargas, a marca preparou três cartões exclusivos, com ilustrações feitas à base de tinta e vinho. A ação Tinta&Tinto foi feita especialmente para celebrar a data e trouxe um artista para criar imagens românticas que estamparam os wine cards e também os materiais de divulgação da vinícola. Para receber um dos cartões exclusivos, o consumidor deverá comprar um dos vinhos da Casa Valduga. Ao fazer a compra em um dos pontos de venda ou por meio do e-commerce da Casa Valduga, poderá escolher um dos wine cards especiais. Também estamos buscando trabalhar datas mais alternativas e que não são tão exploradas comercialmente. No momento, já começamos a trabalhar em uma campanha para o ano novo.

 

A Valduga trabalha com quantos pontos de venda e como realiza ativação nesses locais?

Atualmente temos aproximadamente 15 mil pontos de venda no país (on trade e off trade especializado). Buscamos estar presentes nos principais PDVs em casas especializadas como delicatessens, lojas de vinhos, restaurantes, hotéis de luxo e buffets de festas. A ativação é feita pelos representantes da Casa Valduga.

 

 

O e-commerce também está presente na estratégia da Valduga?

Sim. Todo o nosso pensamento de campanha e estratégia de marketing está integrado com o nosso e-commerce e com nossos PDVs.

 

Qual é o volume de produção da Valduga?

Atualmente produzimos dois milhões de litros.

 

Qual é o carro-chefe da marca?

O 130 é um produto que marcou muito a Casa Valduga. Ele foi o responsável por colocar o país entre os melhores espumantes do mundo. Atualmente é o espumante apresentado nas celebrações oficiais do governo brasileiro. É um ícone e reconhecido como um dos nossos principais produtos. Ele foi desenvolvido para comemorar os 130 anos da Famiglia Valduga no Brasil. É um produto premiado e já conquistou a medalha de ouro, na Effervescents du Monde, principal premiação francesa da categoria.

 

Quais foram as premiações que a Casa Valduga já ganhou?

A Casa Valduga já ganhou mais de 300 prêmios nacionais e internacionais. Recentemente, recebemos a avaliação de cinco estrelas no Five Star Wines, da Vinitaly. Fomos a primeira vinícola brasileira a receber duas medalhas de platina no principal concurso de vinhos do mundo, que é o Decanter World Wine Awards.