Revista Pais & Filhos prepara novos títulos

A realidade era outra quando a primeira edição da revista Pais & Filhos chegou às bancas, em 1968. Em mais de quatro décadas, mudou a potência dos motores dos automóveis, as maneiras de se realizar uma compra, a fórmula dos produtos anti-idade, a telefonia e o fluxo de notícias, entre tantas outras coisas do cotidiano. Mudou também a rotina das novas mães, cada vez mais preocupadas em conciliar a vida profissional e afetiva à maternidade.

A prioridade, é claro, continua sendo o filho, mas nessa linha diversos fatores de interferência ganharam destaque. “Nosso foco sempre foi lembrar que mãe também é gente – e que um ser humano melhor faz filhos melhores. Essa é a dinâmica ideal da família. O maior questionamento sempre foi: ‘Como chegamos ao equilíbrio?’. Creio que essa preocupação explica a presença da Pais & Filhos no mercado já há tantos anos”, diz Mônica Figueiredo, diretora editorial.

Desde 2003, a revista passa por um período de reformulação. Os dez últimos anos representam a nova fase, quando 18 títulos da Bloch Editores, com falência declarada no início dos anos 2000, foram adquiridos por Marcos Dvoskin, atual editor e presidente da Manchete Editora, responsável pela publicação da Pais & Filhos.

Diversas ações estão programadas para o festejo dos 45 anos. “Começamos a comemorar em maio, embora nosso aniversário seja apenas em setembro. Já neste mês, levamos às bancas a Pais & Filhos Grávida. Inicialmente, o projeto vem como um suplemento, mas a ideia é transformá-lo em uma nova revista em breve. No segundo semestre, vamos lançar a Pais & Filhos Comer, que vai tratar do aspecto nutricional”, conta Mônica.

Na linha de produtos derivados, a publicação original rendeu a Pais & Filhos Moda e a Pais & Filhos Casa, ambas com periodicidade semestral. Já o Anuário Pais & Filhos reúne, a cada edição, mais de mil dicas de diversão, higiene, alimentação, escola, entre outras. A versão 2014, que deve ser lançada no final de outubro, estará conectada ao conteúdo oferecido na Loja Pais & Filhos, no ar desde dezembro. “Escolhemos os parceiros que achamos mais bacanas e temos uma curadoria. Ainda está tudo muito no começo, mas estamos felizes com os resultados iniciais”, afirma a diretora. Entre os parceiros estão marcas como Huggies, Bébé Confort e Chicco.

Desde o início de sua reestruturação, a publicação tem dado muita atenção ao universo digital. O site oficial acaba de ser reformulado, após cerca de um ano de trabalho. Mônica destaca que a Pais & Filhos também está presente no Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e Pinterest. “Fomos uma das primeiras revistas no Brasil a criar uma versão específica para tablets e temos essa completa preocupação 360º. Cremos que todos os meios devem se completar e ter sua própria linguagem. Quando pensamos em uma matéria para a versão impressa, imediatamente questionamos a melhor forma de levá-la para o online. Este é um processo natural e completamente interno. A equipe é a mesma para todas as plataformas. Nossa base é a troca de experiências, por isso as redes sociais são tão importantes”, diz. No Facebook, a fan page oficial da publicação acumula mais de 100 mil fãs.