Ivan Cavassani

O pujante ABC paulista é conhecido por estar na vanguarda de diversos movimentos econômicos, sociais e políticos. A região foi pioneira na fabricação de automóveis no Brasil. E, na esteira da instalação das montadoras, viu seu parque industrial se expandir e ser durante décadas o principal polo manufatureiro do Brasil. Hoje, a realidade é outra, e a economia local cada vez mais é movida pelos setores de comércio e serviços. E foi sintonizado nessas mudanças que dois irmãos, Irineu e Ivan Cavassani   (foto), abriram, há 30 anos, a primeira agência de propaganda do ABC com a mesma estrutura profissional dos grandes players da capital paulista.

“Nós percebemos que as empresas daqui iam buscar serviço de qualidade na área de comunicação em São Paulo. Então pensamos: por que não juntar um quadro de profissionais com bagagem de grandes agências e oferecer serviços de qualidade em comunicação aqui mesmo no ABC. E assim nos tornamos uma espécie de bandeirantes da propaganda aqui”, relembra Ivan, que hoje comanda a Nova Cin, empresa que começou como Cavassani Propaganda, e depois Cin.

Ivan trabalhava em planejamento da FBarcelos, então uma grande agência paulistana. No início, devido à realidade industrial da região, sua agência atuava mais no segmento B2B. Com o surgimento dos shoppings centers e outros centros de comércio, a agência passou a focar mais em varejo e promoção: anos atrás, a Nova Cin foi premiada com um troféu no Prêmio Colunistas Promoção, por um trabalho desenvolvido para um shopping do ABC.

Paralelamente à atuação em promoção e varejo, Ivan viu abrir uma nova janela de oportunidade com a redemocratização do país, um movimento político em que o ABC também esteve na vanguarda, ainda nos anos 1970, com as famosas greves de metalúrgicos das fábricas da região, que catalisaram as aspirações democráticas de toda a nação brasileira. Ele explica que as contas públicas eram trabalhadas de um modo “muito amador, pois o administrador público, seja um prefeito, um secretário ou dirigente de autarquia ou órgão municipal, não estava acostumada a prestar contas da sua gestão à população. Essa realidade mudou e hoje, o cidadão, o contribuinte, quer saber como o dinheiro dos seus impostos está sendo aplicado.”

Hoje, a Nova Cin atende às contas públicas das prefeituras de Santo André, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires e Guarujá, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, a Saesa, empresa de água e saneamento de São Caetano do Sul e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Conceito Conexão

O trabalho na Nova Cin é baseado num tripé formado por planejamento, estratégia e desenvolvimento. Ivan explica que, na primeira etapa, os profissionais da agência estudam as características do cliente e as possibilidades de direcionamento. Em seguida, é definida a estratégia de comunicação de acordo com as necessidades avaliadas. Com base nisso, a agência criou o Conceito Conexão, buscando a otimização dos resultados. Através desse conceito, a agência atua em quatro frentes: Publicidade; Núcleo Social Media; Projetos Institucionais; e Desenvolvimento Humano.

A Nova Cin utiliza ferramentas digitais, mas Ivan faz questão de ressaltar que, embora o mundo digital realmente tenha revolucionado a forma como se trabalha, o conteúdo, a base de todo bom trabalho, continua sendo a criatividade. Os meios digitais são facilitadores, mas, se você não tiver o conhecimento, o planejamento, o conhecimento do teu público, se você não tiver a criatividade, isso de nada adianta. Porque o que não muda é o fato de que o bom trabalho tem de chamar a tenção, criar o interesse, o desejo da compra.”

Núcleo de Social Media

Presença cada vez mais constante no cotidiano de empresas e consumidores, a interatividade se tornou uma área estratégica em qualquer agência de propaganda. Na Nova Cin, o Núcleo de Social Media é uma divisão especializada em levar o cliente até onde está o seu público, interagir com ele e compartilhar conteúdo, através de canais de comunicação digital. De acordo com Ivan, “no Núcleo asseguramos o direito à informação; inovamos e nos adequamos continuamente às novas tecnologias; e adequamos e direcionamos a comunicação a cada público de acordo com o objetivo de cada peça (caráter educativo, informativo ou orientações públicas). Também é nessa divisão que é feita a comunicação digital para órgãos públicos, com análise, mensuração, otimização e resultados.

Projetos institucionais

Em sintonia com as preocupações ambientais e de responsabilidade social, a Divisão de Projetos Institucionais da Nova Cin desenvolve conteúdos voltados a Educação, Cultura e Meio Ambiente. São projetos voltados à conscientização e aprimoramento humano. Para isso, a divisão utiliza mecanismos de difusão da informação, com qualidade, divertimento e envolvimento. A seguir, alguns cases institucionais desenvolvidos pela Nova Cin:

Nutre&Ação

A alimentação e as práticas de hábitos saudáveis podem (e devem) ser ensinados no dia a dia. A escola é um espaço privilegiado para a construção e a consolidação de práticas saudáveis.

No programa Nutre&Ação, professores e demais colaboradores passam por um processo de capacitação, sempre monitorados por uma equipe de profissionais qualificados.

Palestras de sensibilização, workshops e “oficinas” também são oferecidos para familiares e a comunidade em geral.

Materiais didáticos personalizados são disponibilizados a todos os estudantes, bem como a criação de atividades complementares: Espaço de Vivência para visitações e de um portal na internet com as informações, diretrizes e avanços.

Cidade Viva

Projeto de educação ambiental que envolve todas as séries do Ensino Fundamental. Na primeira fase, os alunos ganham kits com material didático e interativo. Já os professores recebem material com as mesmas informações dos alunos, acrescido de um caderno de atividades e dinâmicas a serem aplicadas em aula. Após debaterem as questões ambientais, os estudantes são estimulados a participarem de um concurso de desenho e redação, divididos por categorias de acordo com a faixa etária. A última fase consiste na mostra dos trabalhos através da internet, exposição e/ou publicação de livro.

Projeto Clima

Campanha de conscientização ecológica, com foco no aquecimento global. Trata-se de ações criativas desenvolvidas e aplicadas pelos alunos em suas escolas e comunidade. O projeto consiste em discutir informações sobre as alterações climáticas no planeta e buscar soluções para convencimento das pessoas sobre a importância de respeitar o meio ambiente e os recursos naturais. Além de atingir a população, o processo também cria jovens agentes e transformadores da realidade.

Desafio de Redação

Neste projeto, os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, divididos em categorias, são desafiados a expressarem suas ideias e argumentos por meio de uma redação. Para todos é proposto um mesmo tema, que pode ser de ordem ambiental ou social. Os alunos desenvolvem o texto em gênero livre, podendo ser dissertativo, narrativo ou poético, entre outros. Ao final, as redações selecionadas são premiadas com artigos educacionais.

Educação & Comunidade I – Bairro a Bairro

Ação cidadã a ser oferecida por órgãos do poder público municipal. Neste projeto, a Prefeitura agenda datas para visitar cada bairro do município, levando uma estrutura com atendimentos e entretenimento. A população recebe serviços de saúde e tem acesso desburocratizado a vários serviços municipais. Além disso, o evento conta com ações esportivas e culturais, para crianças, jovens e adultos. A proposta é aproximar o cidadão de seus direitos junto à Prefeitura.

Educação & Comunidade II – Câmara Jovem

Ação que inclui o jovem no dia a dia do Poder Legislativo. Por meio deste programa, os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, divididos por categorias, recebem material didático sobre o funcionamento da Câmara Municipal e as atribuições dos vereadores. Depois, eles são estimulados a criarem um projeto de lei para sua cidade. Os trabalhos passam por uma seleção e, ao final, são escolhidos para serem apresentados na própria Câmara. Assim, os alunos têm a oportunidade de serem vereadores por um dia, defendendo seus projetos e votando os trabalhos de seus colegas. Todos são certificados.

Projetos personalizados

A agência Nova Cin também desenvolve projetos personalizados, de acordo com a necessidade e as características do cliente. São realizadas reuniões de diagnóstico e briefing, para em seguida ser desenvolvida a ação ideal para
a situação.

Intersect

A Intersect é uma startup criada pela Nova Cin para oferecer treinamentos, capacitação e ministrar educação a estudantes e jovens profissionais.
Esse trabalho é feito por meio de palestras, workshops, treinamentos, exibições, perguntas e respostas e painéis. Mantém uma parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Cases:

USCS – Faça Valer, Faça USCS

O principal objetivo da campanha foi divulgar o processo seletivo dos cursos de graduação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) de forma simples, direta e objetiva. A intenção também foi chamar a atenção dos jovens entre 17 e 29 anos para se inscreverem no vestibular do próximo ano, por meio de um layout all type, que remete a um currículo, cenário atual que a maioria dos jovens dessa faixa etária está vivenciando, na procura de emprego. O conceito “Faça Valer, Faça USCS” reforça a ideia de que o aluno que cursa a faculdade faz valer o esforço, o investimento, a dedicação e o reconhecimento no mercado de trabalho, em qualquer curso que seja. Assim como um currículo é personalizado para uma determinada pessoa, personalizamos os anúncios para cada curso de graduação: odontologia, engenharia, biomedicina etc. Além dos anúncios, a campanha é composta por vídeos de cada curso, banners de avenida, painel na CPTM, frontlight, social media e podcast, entre outras peças. 

Prefeitura Municipal de Santo André – Cidade que cuida

Com a intenção de destacar as melhorias realizadas na cidade de Santo André ao longo dos anos, a Nova Cin criou um filme mostrando as ações realizadas em cada área do município, como: educação, saúde, segurança, meio ambiente e gestão. O desafio da campanha foi resgatar o orgulho do cidadão de viver em Santo André e mostrar que com os esforços feitos pela Prefeitura para a recuperação econômica do município, os resultados das ações são visíveis e a tendência é melhorar ainda mais.

SAESA – Tudo se transforma, inclusive o DAE

Na natureza, nada se cria, tudo se transforma. Assim falou Lavoisier. E assim apresentamos o conceito da campanha da Nova Cin: transformação. A transformação da natureza, das coisas e a transformação do DAE (Departamento de Água e Esgoto) para SAESA (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). A campanha de mudança de nome da autarquia é resultado de um crescimento consciente, focado em tecnologia e sustentabilidade. Além dos serviços de água e esgoto, a atuação foi ampliada em saneamento ambiental. O novo logo do SAESA engloba os serviços em 3 pilares: água e a folha, que simbolizam o cuidado com o meio ambiente, e o reflexo de tudo isso: transformação social, o grande elo que aparece durante toda a campanha e é vista como uma mão, fazendo uma analogia ao ser humano. A campanha é composta por: busdoor, frontlight, faixa de rua, social media e vídeo.

Câmara de Santos – Trabalho e transparência, que faz a diferença para a nossa cidade

O principal objetivo da campanha foi comunicar para os cidadãos, de forma clara, todos os trabalhos realizados pela Câmara Municipal de Santos ao longo de 2019, como uma prestação de contas, destacando as três frentes: Participação Popular, Gestão Responsável e Trabalho que você vê e dá resultado. A Nova Cin criou um filme com
a ideia de aproximar os munícipes do exercício do poder, sendo transparente em relação aos custos e mostrando as melhorias realizadas na cidade a partir do trabalho assíduo, além de reforçar que a Câmara é comprometida com a população e está sempre atenta às necessidades e reivindicações da comunidade.

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul – Nutre&Ação

Foi pensando na qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul e de toda a população que a Nova Cin criou a campanha Nutre&Ação. A ideia foi conscientizar os alunos e a comunidade sobre a necessidade urgente da mudança de hábitos alimentares. O desafio da campanha foi fazer com que os estudantes se tornassem protagonistas das próprias decisões a respeito de uma vida mais saudável e que fossem estimulados a integrar também os familiares ao projeto. A campanha teve diversas peças, como: livro de receitas, cartilha infantil, hotsite, anúncio de revista, frontlight e vídeo, entre outros.