Revista Raça quer fortalecer vozes negras com o uso de recurso digital
Criado em parceria com a FCB Brasil, projeto #VozPreta quer ocupar espaços no Twitter e apresentar referências nos mais variados assuntos e áreas do conhecimento
A Revista Raça está lançando o #VozPreta, projeto que tem como objetivo apresentar referências negras nos mais variados assuntos e áreas do conhecimento. A ação é um contraponto também ao racismo estrutural que insiste em apagar e silenciar a história e personalidades negras.
Criado em parceria com a FCB Brasil e desenvolvido pelo FCB Studio, o recurso foi implementado no Twitter. Como o usuário da rede usa, em média, apenas 33 caracteres, a ação se propõe a, literalmente, ocupar esses espaços com referências negras.
Quando o usuário comece a escrever um tuíte, a #VozPreta identifica o assunto e indica uma personalidade dentro do tema para os caracteres não utilizados. As pessoas podem acessar a ferramenta pelo site https://www.vozpreta.com.br/ ou baixando a extensão do Chrome, o que permite a utilização diretamente do Twitter.
“O racismo opera com a desvalorização das narrativas negras, histórias que permeiam a construção política, social e cultural no país, impedindo que as mesmas sejam acessadas de forma igualitária. Não é por falta de referências que isso acontece, é pela falta de espaço na opinião pública”, afirma Maurício Pestana, CEO da Revista Raça.
Para gerar o conteúdo, a solução usa o banco de dados do material publicado pela revista ao longo dos últimos 25 anos e em constante atualização. Além disso, permite que qualquer pessoa da comunidade negra inclua novas sugestões. A ferramenta entrou no ar no dia 4 de abril, data marcada pela morte do líder Martin Luther King.