Rino & Partners reinventa negócio e muda para nova sede em São Paulo
Agência prepara desenvolvimento de produtos proprietários e investimento no mercado de apostas
A Rino Com agora é Rino & Partners. Casa da agência por 25 anos, a antiga sede na Avenida 9 de Julho, em São Paulo, dá lugar a um espaço de 600 metros quadrados no bairro do Pacaembu, na Zona Oeste da capital paulista.
Cercado de arte e design, o novo endereço da agência fundada por Rino Ferrari em 1962 acolhe a renovação feita para acomodar o formato híbrido e flexível de trabalho, herança deixada pela pandemia da Covid-19.
“Buscamos um lugar despojado, que refletisse o novo jeito de trabalhar”, comenta o presidente Rino Ferrari Filho. Ao longo de 61 anos, a operação atendeu cerca de 200 marcas e abrigou 1,2 mil colaboradores. Sob o conceito #rinovação, o novo ciclo de crescimento vai além do jogo de palavras.
“A materialização física precisava traduzir a mudança verdadeira desse processo de renascimento, que mostra a necessidade de mudar a maneira de encarar o negócio”, aponta o sócio e vice-presidente de criação Fernando Piccinini.
Dentro da agência, o trabalho é integrado, respeitando as habilidades específicas e necessidades sinalizadas pelos profissionais. E fora, “olhamos para a sociedade de forma mais humana, generosa e inclusiva. Esse é o jeito de a gente trabalhar”, define Piccinini.
Símbolos arquitetônicos da capital paulista inspiram uma planta aberta, rodeada por paredes nuas e ar rústico. O ambiente remete o negócio à sua essência. Reaprender a transitar em um mercado agora guiado por dados, mensuração, redes sociais e todo o aparato prometido pela inteligência artificial é prerrogativa de um negócio tão resiliente quanto o mascote que permanece como ícone da agência, o rinoceronte. “Já fizemos isso todas as vezes necessárias, a gente não se assusta com mais nada”, avisa Piccinini.
Cada nova etapa de evolução da propaganda é banhada pela segurança acumulada ao longo dos anos. A bagagem apoia cada reinvenção. Fica a certeza de que ideias rabiscadas no guardanapo ainda diferenciam talentos, mesmo diante da sedução do arsenal tecnológico.
“Hoje, os diamantes estão pulverizados. Fica mais difícil de achar, mas tem uma nova geração fazendo um trabalho sensacional”, observa Piccinini, que sente falta da espontaneidade na criação.
“A mensuração manda mais que a originalidade e a intuição, que sempre foram importantes no nosso negócio”, acrescenta Rino Ferrari Filho. Das campanhas emblemáticas, o vice-presidente executivo Esdras José Maciel lembra do case da Bic, que foi atendida pela agência durante 36 anos.
“Começamos com canetas, depois isqueiros. Um comercial memorável foi o Bic Chama”, recorda. Câmara Brasileira do Livro, Colégio Stocco, Essity, MWM, Phisalia, Visite São Paulo e Xandô estão entre os clientes do portfólio atual, que conta com dois núcleos de trabalho.
Um atua na comunicação massiva, desenvolvendo filmes para TV, internet e mídia programática. O outro faz monitoramento e gestão de redes sociais, desdobrando estratégias.
“O digital nos ajuda com clientes de consumo e também com os mais técnicos”, diz o diretor de planejamento Mauricio Noznica Penessor, presente no corpo diretivo há 16 anos.
O executivo cita o exemplo da empresa de aço inox Aperam, que tem campanha para diferenciar a qualidade do seu produto frente à concorrência, além de frisar o papel de perfis técnicos como influenciadores para multiplicar informações relevantes junto aos públicos que cercam o cliente.
Parte da rede de agências independentes International Communications Agency Network (Icom), a Rino & Partners dispõe de uma gama de serviços de comunicação em mais de 60 países. “São agências de perfil parecido, que têm dono trabalhando e atuam de forma cooperativa, trocando experiências e aprendizados essenciais para a gestão do negócio”, destaca Rino Ferrari Filho.
Em 2022, a agência intensificou o trabalho com parceiros na área de promoção e eventos, entre outras disciplinas, escolhidos conforme a filosofia de trabalho e qualidade de entrega da Rino & Partners.
A agência trabalha também na elaboração de soluções e produtos proprietários, além de preparar estratégia para fortalecer investimentos no mercado de apostas e atrair mais parceiros. “Queremos clientes que usem os serviços da agência, mas estamos desenvolvendo alguns produtos proprietários, que interessem às empresas, clientes ou não”, indica Rino Ferrari Filho.
A atuação de Ferrari Filho é intensa junto às entidades do setor, legado deixado por seu pai. “É um momento de revisão”, analisa. Ele é membro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), como representante da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), diretor do Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo e representa a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) no Cenp - Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.