Rio de Janeiro ganhará registro fotográfico via Instagram
A Light e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro realizam, com apoio institucional da Superintendência de Museus do Estado e por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, o projeto “Rio365 — um documento fotográfico”. A intenção é produzir um registro de forma colaborativa, reunindo, durante um ano, fotos da capital fluminense postadas por qualquer um no aplicativo fotográfico Instagram.
Orientações serão postadas no perfil do projeto no Twitter, @Rio365. Uma equipe de curadores, formada por profissionais como Raul Mourão (artista plástico), Nelson Vasconcelos (escritor e jornalista), Anna Letícia Cohen (coordenadora do grupo IgersRio) e Sidney Garambone (jornalista e escritor), selecionará diariamente as melhores fotos.
Os selecionados concorrerão a prêmios, além de participarem de encontros bimestrais, intitulados #Instameet, para exposição das imagens escolhidas. Ao final, será produzido um livro com todo o material coletado. A concepção e curadoria do projeto é de André Galhardo, fotógrafo, diretor de arte e sócio da agência digital Horto. A coordenação geral e realização é da Núcleo de Ideias.