RioContentMarket discute mercado do audiovisual
O Rio de Janeiro será sede do RioContentMarket, primeiro evento internacional de conteúdo multiplataforma no Rio de Janeiro. A ideia da ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão), organizadora do evento, é proporcionar um encontro inédito entre os profissionais do audiovisual brasileiro com o que há de mais atual e importante no mercado mundial.
Com este intuito, serão promovidos debates visando a produção de conhecimento para incentivar e estimular um sólido desenvolvimento do setor. Estará em discussão uma indústria que movimenta US$ 448 bilhões em todo o mundo e que a projeção é de que, até 2013, movimente US$ 550 bilhões, de acordo com dados do StrategicAnalytics de 2010.
A expectativa é que o RioContentMarket atraia 400 participantes das mais diversas áreas da indústria do audiovisual incluindo criadores de conteúdo para as diferentes telas, compradores de conteúdo audiovisual, produtores de ficção e não ficção, executivos de telecomunicação e broadcasters, commissioning editors, distribuidores e outros profissionais ligados à área. O evento é aberto a toda indústria de televisão e mídias digitais e reunirá decision makers do mercado internacional e executivos brasileiros para uma troca de experiências.
Nos três dias do RioContentMarket, que será promovido em quatro espaços diferenciados do Hotel Windsor da Barra da Tijuca, serão realizados painéis, keynotes, pitchings, apresentações e rodadas de negócios. Também será montado um espaço de convivência. Os organizadores querem criar ambientes favoráveis à troca de experiências entre players na área de produção e distribuição de conteúdo multiplataforma.
Entre os participantes estão Christian Liensberger (Microsoft Corp.); Diego Barredo (Eyeworks Cuatro Cabezas Brasil); Heungsoo Park (GIMC Coreia); Howard Donaldson (The Walt Disney Company); Luciane Gorgulho (BNDES); Steve Solot (Rio de Janeiro Film Commission); Claudio Henrique (Conspira Concept e Conspira Corp.); Guilherme Bokel (Central Globo de Negócios Internacionais); Manoel Rangel (Ancine), e João Daniel Tikhomiroff (Mixer).
Por Teresa Levin