Dona Antonieta se encontrou como compositora após os 80 anos, quando passou a transcrever seus sonhos e pensamentos em letras de música. Hoje, aos 85, ela já tem quase 300 composições – e sua história é contada no terceiro episódio da série “Eu busco as diferenças”, lançada pelo Itaú Unibanco para mostrar o poder transformador da música em aquecimento para o Rock in Rio 2019.

“Eu sempre, sempre gostei de música. A família inteira gosta de música. Depois que eu operei a catarata e comecei a enxergar, comecei a escrever” conta ela, que é a protagonista do minidocumentário “Em Busca de Empatia”, lançado no perfil do Itaú Unibanco no YouTube.

Criado pela agência Africa, o filme conta um pouco da trajetória de dona Antonieta, que aprendeu a escrever aos 75 anos para registrar suas letras. “Eu desabafo no papel. Não penso para escrever. Vem na minha cabeça e escrevo. Mas queria divulgar pois gostaria muito que algum cantor ou compositor pusesse melodia nas minhas letras. E que ela faça sucesso”, diz.

Mãe e avó, ela lembra que na infância se reunia com a família em volta do rádio para ouvir música. Ao final, o vídeo registra ainda uma agradável surpresa para a letrista – que teve uma de suas composições gravadas pela cantora Josyara.

“É visível como a música transformou a vida da dona Antonieta. Ao compartilhar sua história, queremos não apenas inspirar, mas também incentivar a união entre as pessoas, por mais diferentes que sejam em várias instâncias sociais ou culturais. O relato segue a mesma linha da campanha do banco para o Rock in Rio deste ano, que enfatiza e incentiva o poder transformador e aproximador da música”, diz Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco.

Confira:

FICHA TÉCNICA

Título: Dona Antonietta |Em busca de empatia
Agência: Africa

Anunciante: Banco Itaú

Produto: Rock in Rio 2019

CCO: Sergio Gordilho

Diretora Executivo de Criação: Sophie Schonburg / Felipe Cury

Diretores de Criação: Phil Daijó / Leandro Pinheiro

Criação: Thiago Andrade / Leonardo Henrique Barbosa / Vinicius Turani

Atendimento: Renato Broggin / Tariana Cruz / Isabel Julianelli / Paula Coelho / Carolina Mader / Natalia Vasconcelos / Felipe Francis / Sofia Seligman

Mídia: Francisco Custódio / Beto Lima / Nathália Oliveira / Marcelo Carmim / Mariana Tolosa

Planejamento: Rafael Camilo / Felipe Nogueira / Rafael Trevisan / Leonardo Juhasz

Insights – Inovação e pesquisa criativa: Eduardo Berardinelli / Asaph Luccas / Marina Salles / João Pacca / Lídia Thays

Pulse: Ana Carolina Santos/ Caroline Ferraz/ Bruno Rivas/ Kamilla Felix

Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Mariana Hermeto / Priscila Moscovich

Produtora/Imagem: CEGO

Diretor: Daniel Levenhagem

Produtora Executivo: Maria Reser

Coordenadora de Produção: Julia Jubileu

Atendimento: Maria Reser

Diretor de Fotografia: Victor Ponce

1o Assistente Câmera: Lucci Antunes

2o Assistente Câmera: Marília Morais Segunda

Unidade Fotografia: Danilo Arenas / Rodrigo de Paula

Som Direto: Pier Valencise

Figurino: Allan F.

Beleza Josyara: Ester Ganev

Assistente Beleza: Amanda Pris

Motion: Diego Brito

Color Grading: Acauan Pastore

Pós-Produção: CEGO

Montador: Daniel Fiori / Daniel Levenhagem

Produtora de Som: Lucha Libre Audio

Atendimento: Thais Urenha

Supervisão Musical: Paulinho Corcione / Equipe Lucha

Aprovação Cliente: Eduardo Tracanella / Juliana Cury / Natalia Barreira / Victor Hugo Vitena Barbosa