SABMuller aceita proposta de aquisição da AB InBev

Depois de negociações conturbadas e quatro ofertas recusadas somente na última semana, finalmente o conselho de acionistas da SABMuller aceitou a oferta de compra da AB InBev, cervejaria belgo-brasileiro que é a maior do mundo e tem como líderes os empresários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Hermann Telles, do fundo de investimentos 3G Capital.

Se for aceita pelos órgãos mundiais antitruste, a transação será de US$ 109 bilhões e formará uma megacompanhia  responsável por aproximadamente um terço da produção de cerveja no mundo.

A SABMuller, que atualmente tem sede no Reino Unido, nasceu na África do Sul há 120 anos e possui mais de 200 marcas. A aquisição possibilita à AB InBev avançar em mercados dominados pela concorrente histórica que ocupa o posto de segunda maior cervejaria do mundo. 

No Brasil, o primeiro impacto que a negociação pode causar é no futuro da parceria de produção e distribuição que a SABMuller mantém com o Grupo Petrópolis, dono da marca Itaipava e concorrente direto da Ambev, subsidiária da AB InBev.

Procurado pelo propmark, o Grupo Petrópolis disse que não irá se pronunciar sobre o tema. 

Com informações do Financial Times e do Wall Street Journal