Saída de Serpa e Madeira da AlmapBBDO repercute no mercado
José Luiz Madeira e Marcello Serpa: fim da parceria de 22 anos
A notícia da saída de Marcello Serpa e José Luiz Madeira da AlmapBBDO, nesta quinta-feira (27), foi bombástica e teve grande repercussão no mercado publicitário. A contribuição dos publicitários, que ingressaram na agência em 1993 como sócios, transformando a Almap em uma agência com reputação criativa internacional, foi tema de diversos posts nas redes sociais de profissionais do mercado. A WMcCann, por exemplo, fez até um anúncio em homenagem a eles no Facebook: “Marcello e Madeira, curtam umas boas Havaianas”. A importância de ambos para a propaganda é uma unanimidade. Eles são citados, inclusive, como “ícones da publicidade brasileira e ídolos incontestáveis”.
Serpa e Madeira venderam 100% de sua participação para a BBDO (do Omnicom Group) e se desligam completamente da agência a partir de 30 de setembro. O próprio Serpa postou no Facebook um texto em que citou o conto de Tolstói “De quanta terra precisa o homem?”, para fazer um paralelo com sua vida. Em um dos trechos de seu post, ele diz: “Feliz da vida, eu estarei caminhando pelas terras que marquei com um enorme sorriso no rosto”.
Confira abaixo os depoimentos dos profissionais do mercado enviados ao propmark:
Sergio Amado, presidente do Grupo Ogilvy Brasil: “Marcello Serpa e José Luiz Madeira deixam consolidado um extraordinário trabalho de criatividade, talento, performance, ética e profissionalismo para a publicidade brasileira. Marcello é reconhecido mundialmente como um talento criativo notável. O passado e o futuro da publicidade brasileira dedicarão vários capítulos à história de ambos e da AlmapBBDO“.
Hugo Rodrigues, presidente das agências Publicis Brasil e Publicis Salles Chemistri: “Marcello Serpa e José Luiz Madeira se tornaram ícones da publicidade brasileira e ídolos incontestáveis de todos os profissionais do mercado de comunicação. Pessoalmente, não dá nem para dizer o que o Marcello significa como referência na minha vida profissional”.
Marcio Oliveira, presidente da Lew’Lara/TBWA: “Trabalhei na Almap por dois anos e meio, bem no começo da minha carreira. Foi o suficiente para imprimir na minha cabeça muito dos valores que Marcellão e Madeira sempre pregaram naturalmente na agência: amor pelo produto final, ética e colocar as pessoas sempre na frente de tudo. São princípios e propósitos para acordar todo dia e ir trabalhar. Carrego comigo esses valores e somo a eles o carinho especial que tenho pelos dois e por essa agência. Nessa grande troca da guarda que vem acontecendo no mercado, a nova geração, da qual sou representante, vai trazer muita coisa nova e bacana. Vai enfrentar desafios novos também. Mas, na essência, os bons valores e princípios têm que prevalecer. A sabedoria é fazer sim o novo, sem esquecer o grande exemplo que tivemos até aqui, vindo desses caras fantásticos! Eu fui um desses sortudos!“.
Mario D’Andrea, CEO da Dentsu: “Dois mestres. Dois nomes que fizeram nossa profissão ser admirada por todos, no exterior e no Brasil. Com o trabalho dos dois e as campanhas da AlmapBBDO, até minha mãe passou a falar para todas as amigas: ‘Meu filho é publicitário’”.
Marco Versolato, VP de criação da DM9DDB: “Dois caras geniais que sempre seguiram seus ideais e crenças num mercado em constante metamorfose. Transformaram a Almap em parâmetro para todo publicitário. Digo com orgulho de ter vivenciado isso de dentro. O mercado perde Madeira e Marcello, mas os ideais e o parâmetro ficam”.
Flavio Casarotti, sócio e CCO de criação da Menta: “Nunca trabalhei diretamente com o Marcello, mas sempre observei atentamente o seu trabalho. O Marcello foi, de longe, um dos caras que mais me ajudou a ter orgulho da profissão. Não só o quanto ele fazia como criador, como diretor de criação e como empresário, mas o como ele fazia. Há alguns anos, num evento qualquer, fui até ele e disse, sem claquete: muito obrigado pelo o que você faz por todos nós. Não sei se ele entendeu ou mesmo se me ouviu direito no meio de tanta gente elegante e feliz. Obrigado propmark pela chance de repetir agora publicamente o meu muito obrigado ao Marcello. Marcello e Madeira, desejo a vocês um futuro lindo como um layout da Almap”.
Raul Doria (à esquerda) e Clovis Mello, sócios da Cine: “A história da Cine se confunde com a história da Almap, e particularmente com a do Marcello Serpa. Foram 22 anos de parceria, em que fizemos muitos filhos. Para ser mais preciso: 112 filmes de Havaianas; 214 filmes de Antarctica; 68 filmes de Bauducco e 418 filmes de Volkswagen. Se contarmos os filmes feitos para os demais clientes da agência, como Audi, Visa, O Boticário e Pepsi, teremos mais de mil filmes produzidos, muitos dos quais ficarão na memória de todos, pelo resto de nossas vidas. E, claro, como não podia deixar de ser, a relação profissional evoluiu para uma grande amizade. Um grande respeito, carinho e admiração, nos uniu até aqui. E nos manterá unidos a partir daqui. Com uma diferença: agora com muito mais tempo para comemorar!”
Marcos Quintela, presidente da Y&R: “Quando eu entrei para esse mercado, o Marcello Serpa e o José Luiz Madeira eram referência em criatividade e gestão pelo trabalho que estavam fazendo à frente da AlmapBBDO. Quase duas décadas depois, eles continuam sendo referência, não apenas por manterem o alto nível da propaganda brasileira, como pela forma que encerram esse ciclo, deixando como exemplo até mesmo a condução de sua saída.”
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