Samsung abre nova unidade de negócios no Brasil
A Samsung inaugura este mês sua nova unidade de negócios no Brasil: a Media Solution Center, que terá Fiamma Zarife como vice-presidente para América Latina. O país foi eleito sede da área na região, considerada fundamental para os novos investimentos da marca no que diz respeito à tecnologia para atender os desejos cada vez mais exigentes dos consumidores. Fiamma assumiu o cargo há 11 meses. Desde então, montou uma equipe e iniciou os primeiros projetos, um trabalho possível graças às muitas parcerias entre a companhia e players do universo editorial, musical, educacional e de games, entre outros. “Nossa meta é apresentar um lançamento por mês no próximo ano”, diz a executiva.
As bases das iniciativas da nova unidade são o Samsung Hub, agregador de lojas virtuais de música, vídeo, e-learning, livros e jogos; e o Samsung Apps, loja de aplicativos da empresa. O primeiro, onde os assuntos são organizados como em uma espécie de revista eletrônica, concentra boa parte dos benefícios que a companhia passa a oferecer a seus clientes por meio dos parceiros, como assinaturas gratuitas por tempo determinado de publicações das editoras Globo, Abril e Três; conteúdo também liberado do jornal O Estado de S.Paulo e da TV Escola; livros para download via Saraiva e Ediouro; produções infantis da Play Kids TV; parte do portfólio da Netmovies; games da Grow e da Coquetel; e músicas das gravadoras Sony e Warner. “Até o fim do ano, esperamos agregar 50% do mercado editorial brasileiro”.
De acordo com Fiamma, a Samsung quer priorizar conteúdo local, sem deixar de lado os já conhecidos companheiros globais, como Twitter, Dropbox e Gameloft. Para os usuários de aplicativos, a ideia é também oferecer benefícios exclusivos, como descontos, por meio de parcerias com players como Dafiti, Easy Taxi e Sega. “Por enquanto, não focaremos em advertising na plataforma. Queremos consolidá-la antes”. No futuro, a empresa também deve apresentar novidades envolvendo e-commerce.
Inicialmente, as vantagens estão disponíveis em cerca de 10 modelos de tablets e smartphones, mas o objetivo é ampliar a proposta e conectá-la a TVs e notebooks. “Estamos mudando a forma de consumir conteúdo e o celular tem representatividade cada vez maior. Antiga rainha, a TV não está mais sozinha na sala. É preciso conectar esses meios. Hoje, há produtos que não conversam entre si, mas a Samsung tem estrutura para mudar esse cenário”, declara Fiamma.
O Media Solution Center terá outros escritórios espalhados pelo mundo, sempre promovendo experiências customizadas para regiões específicas. Os lançamentos chegarão às lojas físicas, como demonstração. No Brasil, elas devem chegar ao total de 100 muito em breve. Fiamma revela a meta da Samsung para os próximos anos: “Até 2020, queremos estar no top 5 do Best Global Brands (ranking das marcas mais valiosas do planeta). Hoje, ocupamos a oitava posição”.
Manaus como polo de desenvolvimento
De olho nos talentos nacionais e no que a área de games representa atualmente, a empresa está montando um estúdio de jogos em Manaus. “Ainda não temos um nome, estamos em fase de contratações. Fizemos parcerias com o Estado do Amazonas e com universidades. Há muita gente criativa, recém-formada e ansiosa para colocar suas ideias em prática, então queremos estimular essa produção nacional. Mais para frente, vamos ampliar esse setor, levando escritórios a outros estados do Brasil”, conta a executiva.