Samsung apresenta Galaxy S5 e ‘wearables’
A Samsung apresentou nesta quarta-feira (26) o Galaxy S5, seu mais novo celular top de linha, que chega às lojas no próximo dia 12. Além do aparelho, a marca passa a comercializar também nesta data dois “wearables” – o Galaxy Gear 2, espécie de relógio com funcionalidades de comunicação e multimídia, e o Gear Fit, pulseira cujo foco é a área de saúde e bem estar.
Para a assinatura do seu telefone flagship, a Samsung escolheu o conceito “O máximo da vida com Samsung Galaxy S5”, uma alusão às funcionalidades incluídas ou melhoradas no aparelho de acordo com o feedback recebido pelos clientes. “Os clientes não querem só uma tecnologia de cair o queixo, mas um aparelho com design moderno, com câmera simples e poderosa, com conectividade e velocidade, que permita viver a vida com liberdade e a segurança de que o aparelho e os dados estarão protegidos. Finalmente, querem um aparelho que os ajude a manter a forma”, disse João Pedro Flecha de Lima, head de mobile da Samsung Brasil.
Toda a apresentação foi focada nesse aspecto: o Galaxy S5 é um aparelho que atende às necessidades dos seus usuários. Entre as novidades estão uma câmera de 16 megapixels com seleção automática de foco em 0,3 segundos e foco seletivo dos planos da imagem; a função Download Booster, que usa tanto a rede sem fio quando o 4G para baixar arquivos pesados mais rapidamente; leitor biométrico de impressão digital e frequência cardíaca; resistência a água e a poeira; e um modo de baixo consumo de bateria que mantém o smartphone funcionando por horas mesmo com uma carga baixa.
De acordo com Roberto Soboll, diretor de produtos da Samsung Brasil, desenvolver produtos com base nas necessidades expressadas pelo consumidor faz parte da visão da empresa. “A voz do consumidor é muito importante, mas também há outro lado, quando o consumidor não consegue dizer o que ele quer. Há dois anos, não saberíamos dizer como seriam os celulares de hoje. Então parte é ouvir o consumidor, parte é o investimento que fazemos em tecnologia, uma combinação de inovação e ficar de olho no que o público”, diz.
O Galaxy S5 será fabricado nas duas plantas da Samsung no país, em Campinas (SP) e Manaus (AM). Apenas a versão de 16 GB de memória estará disponível no Brasil e custará R$ 2599. A empresa também tem acordo para a distribuição do aparelho pelas operadoras de telefonia celular.
Wearables
Outra duas novidades foram apresentadas pela Samsung nesta quarta: o Galaxy Gear 2 e o Gear Fit, dois produtos da categoria “wearables” (“vestíveis”, em tradução livre). O primeiro é uma espécie de relógio que funciona como um celular, podendo realizar e receber chamadas, enviar mensagens, tirar fotos e reproduzir música, por exemplo. Ele tem conexão, inicialmente, com outros 17 produtos da linha Galaxy e, apesar de independente, é considerado uma extensão do celular. No Brasil, custará R$ 1299.
Já o Gear Fit (R$ 899), que também se encaixa como um “smartwatch”, é uma versão mais leve e com objetivo diverso, como o próprio nome diz. O aparelho marca distância percorrida e tem outras funções de estímulo e mensuração de atividades físicas, além de suportar notificações de emails, chamadas e mensagens, assim como o Gear 2.
Para Soboll, o investimento da empresa em usáveis também tem a ver com as necessidades do consumidor. “Desde o S3, a gente começou a ter essa visão de a vida ser muito maior do que simplesmente ficar no celular. O S5 continua nessa toada. E se olharmos a explosão que está envolvendo os wearables, vamos nos conectar com tudo. O celular tem que acompanhar tudo isso, tem que ser capaz de se comunicar com esses outros dispositivos. O consumidor está o dia inteiro com o celular, então começa a sentir a necessidade de estar conectado com as outras coisas, de que elas girem em torno do celular. Nada melhor que o wearable para isso”, conclui.