Samsung faz vídeo-manifesto
Alinhada com o posicionamento de focar no que as pessoas podem fazer com a tecnologia e não na exibição dos produtos, a Samsung lança a campanha “#note4change”, criada pela CuboCC. A primeira peça a ser divulgada foi um vídeo-manifesto, produzido pela The Kumite, sobre o impacto da tecnologia nas vidas das pessoas, disponibilizado no canal da marca no YouTube. “A base da ideia é concentrar uma galera que pudesse trazer um olhar específico sobre a tecnologia como ferramenta para fomentar o melhor do ser humano”, explicou Juliana Roschel, diretora de marketing da área de dispositivos móveis da companhia.
A peça é resultado de um workshop realizado pela empresa Mesa & Cadeira para discutir assuntos ligados à tecnologia e a mudanças. O debate foi liderado pelo advogado e apresentador Ronaldo Lemos, que é o idealizador do Marco Civil da Internet e representante do MIT Media Lab para o Brasil. Participaram da mesa Bruno Barreto, cineasta; Flavio Samelo, artista plástico e fotógrafo; Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC; Lázaro Ramos, ator, diretor e escritor; Bia Granja, cofundadora da youPIX; Renato Freitas, fundador do 99Taxis; Fernanda Young, escritora, roteirista e atriz; e Felipe Andreoli, jornalista e apresentador, além de quatro mediadores.
As ideias discutidas pelos profissionais foram resumidas no vídeo, que tem narração de Lázaro Ramos. O manifesto diz, por exemplo, que a tensão entre a obediência e desobediência é um dos temas centrais da vida atualmente. O texto ainda lembra que o smartphone é uma ferramenta de expressão e que a tecnologia ajuda a despertar a vocação e o artista que existe em cada um. Segundo o manifesto, as novas plataformas estão gerando a reorganização do mundo. O filme é encerrado com a declaração de que “todo humano é um agente de mudança”.
Além do vídeo-manifesto, a campanha também conta com quatro minidocumentários, contendo pílulas sobre como esses profissionais que participaram do workshop enxergam a tecnologia, e peças para mídia online, incluindo redes sociais. “Também faremos ações de engajamento para promover essa reflexão com o consumidor. Buscamos uma conversa transparente, realista e de mão dupla”, explicou Juliana.
A Samsung colocou no mercado vários produtos. Chegou ao Brasil o Samsung Galaxy Note 4, com novos recursos de câmera e da caneta S Pen, além do multitela, que permite ao usuário abrir mais de uma função ao mesmo tempo. O aparelho chegou às lojas no último sábado (8). A marca também lançou uma série de acessórios para o aparelho, incluindo canetas e capas de couro, em parceria com a Montblanc.
Também já está no ponto de venda o Samsung Gear S, a terceira geração de relógios inteligentes da marca. No final de outubro, ainda chegou ao mercado a TV Ultra HD Curva de 105 polegadas, com foco no público AAA e preço de R$ 500 mil.