Samsung patrocinará seleção brasileira até 2018

A Samsung anunciou nesta segunda-feira (2) que patrocinará a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pelos próximos cinco anos. A companhia fechou um contrato que lhe dará direito a ativar ações relacionadas à seleção até 2018, mas a parceria não envolve a Copa do Mundo, já que os direitos do torneio pertencem à Fifa – que, por sua vez, tem a Sony como uma de suas principais apoiadoras.

A marca também anunciou patrocínios ao zagueiro Thiago Silva, atualmente capitão do time e atuante no francês PSG; e do volante Paulinho, do inglês Tottenham, com duração até o final de 2014. Eles se juntam a Paulo Henrique Ganso, do São Paulo, atual embaixador da marca. Os contratos foram fechados com assessoria das agências Leo Burnett Tailor Made e Cheil.

De acordo com André Felippa, vice-presidente de marketing da Samsung para a América Latina, uma plataforma de marketing chamada “Entre no jogo” será usada “para permitir que torcedores expressem sua paixão pelo futebol”. A plataforma terá foco em produto, campanha de mídia e ponto de venda. Ele não detalhou qual será o peso de cada um no investimento de ativação do patrocínio.

A companhia não revela o valor do aporte no contrato e limitou-se a dizer que esse é um dos “maiores investimentos em marketing esportivo da Samsung feitos no Brasil nos últimos anos”. A CBF também não informa o montante recebido por “motivos de confidencialidade”. Informações do mercado indicam que a companhia teria pago US$ 6 milhões pelo acordo.

A Confederação soma ao todo 17 contratos de patrocínio no Brasil e, além de Samsung, tem como parceiras marcas como Vivo, Nestlé, Nike, Gol e MasterCard. O presidente da entidade, José Maria Marin, afirmou que a CBF está sendo procurada por outras empresas, indicando que novos contratos podem ser fechados antes do mundial no ano que vem. Marin garantiu, porém, que a organização não aceita patrocínios de empresas que atuem em segmentos conflitantes com o das atuais parceiras.