Sandisk reforça presença em mídia e no PDV
Aproveitando sua posição de destaque em um mercado que pouco explora a mídia, a Sandisk está colocando em prática uma estratégia que busca a consolidação de sua marca no Brasil, além da divulgação pontual de sua linha de produtos. A estratégia da empresa é integrada diretamente ao ponto de venda, baseada principalmente em parceiras com grandes varejistas. “Estamos visando, em primeiro plano, a construção de marca, já que estamos no Brasil desde 2008, mas só no fim do ano passado passamos a investir em mídia. Porém, sempre procuramos atrelar um produto específico na comunicação”, explica Ana Luisa Toillier, gerente sênior de marketing da Sandisk. “O mais interessante é a indicação de um parceiro de varejo em muitas de nossas peças, já que é importante, em um mercado específico como o nosso, que facilitemos o consumidor a encontrar o produto facilmente”, complementa.
A estratégia tem atualmente as mídias impressa e online como pilares. Na primeira, a presença maior é em revistas semanais de circulação nacional, como Época e Veja. Já na segunda, seguindo tendência global, a empresa investe em parceria com o Google para marcar presença no YouTube e utilizar ferramentas de search e links patrocinados. “Buscamos uma comunicação nacional, de grande abrangência. Além disso, nosso público tem ligação muito forte com a internet, um meio em que precisamos estar presentes”, ressalta Ana. Outra iniciativa de presença em mídia, essa mais local, é a parceria com a rádio Kiss FM para o programete “Memory Kiss”, oferecido pela Sandisk e que traz clássicos do rock indicados pelos ouvintes. A comunicação publicitária da marca no Brasil está a cargo da Confraria Visuale e segue o conceito global da marca: “Guarde seu mundo no nosso”.
Divisão e PDV
A Sandisk divide sua presença no varejo em três segmentos: computação, com pendrives e os dispositivos SSD; celulares, com cartões de expansão de memória; e imagem, também baseada em cartões para equipamento fotográfico. Segundo Ana, é fundamental para a empresa um planejamento que coloque o ponto de venda como ponto-chave na estratégia de marketing. “Nossos produtos são, muitas vezes, consumidos como item de impulso. Por isso, é muito importante que eles estejam o mais próximo possível do caixa, com visibilidade e acesso diferenciados”, ilustra a executiva.
Também integra o pool de ações da Sandisk no PDV a confecção de displays especiais, além de material impresso direcionado. “Temos folders e catálogos de produtos desenvolvidos especialmente para algumas das redes em que estamos presentes, que vão desde a explicação mais aprofundada dos produtos ao oferecimento de dicas de fotografia e utilização de equipamentos”, reforça Ana. No ponto de venda, a empresa conta com o apoio da Infoco para algumas de suas ações.
Fundada há 25 anos, na Califórnia, a Sandisk faturou globalmente US$ 5,6 bilhões em 2011. A empresa possui cerca de 3.900 patentes e, no último ano, investiu US$ 513 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. A empresa não revela números específicos para o país, mas, segundo Ana, “assim como grande parte das empresas globais, a Sandisk está olhando de forma especial para os mercados e emergentes e para a América Latina, grupos nos quais o Brasil se destaca”. Em processo de conclusão da estratégia para o ano que vem, a previsão da empresa é de manter sua presença na mídia, podendo chegar a novos canais.