Obra reúne aprendizados, desafios e conquistas desses dez anos da executiva como CEO da Associação Brasileira de Anunciantes

Nesta segunda-feira (9), Sandra Martinelli, CEO da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), lançou o livro 'Os desafios e prazeres de liderar uma entidade de classe’, uma parceria com a Editora Leader. A publicação celebra seus dez anos à frente da entidade, e com um tom pessoal e reflexivo, a executiva compartilha marcos institucionais, aprendizados e o papel do coletivo na construção desse legado.

Para Sandra, a decisão de publicar o livro se deu por considerar a marca de dez anos simbólica, especialmente nos 65 anos de ABA e em um cenário de lideranças cada vez mais voláteis, em sua visão. “Essa primeira década me trouxe aprendizados profundos sobre gestão, propósito e resiliência”, diz a executiva.

De acordo com ela, não encontrar referências e manuais como guias para seu começo foi a motivação para desenhá-los ao lado do seu time. “Construímos uma sólida política de governança e compliance, fundamentada nos valores da entidade e definimos o propósito da ABA, além de centenas de outras ações, as quais há tempos eu já tinha vontade de compartilhar com o mercado”, destaca.

Novo livro de Sandra Martinelli (Reprodução)

Conquistas e lideranças
Antes, Sandra foi diretora de atendimento da Ogilvy, diretora de marketing do Unibanco, head de marketing integrado do Santander e diretora de estratégias de ativação da Grey, porém, apesar da associação não ser seu primeiro contato em uma cadeira de liderança, exigiu uma transformação diferente.

Leia a matéria na íntegra na edição do propmark de 9 de junho de 2025