Santa Clara aperfeiçoa sua operação
Tendência no mundo corporativo, o conceito de estrutura física colaborativa para agilizar dinâmicas operacionais chegou à Santa Clara. A agência paulista fundada há cinco anos mudou o endereço de sua sede e anunciou um novo modelo de gestão, baseado num comitê, composto pelo antigo presidente Jaime Greene, que transferiu o posto para o sócio e ex-diretor de planejamento Ulisses Zamboni. Fernando Campos permanece no comando da criação. “Funcionamos com uma consultoria, mas também somos estrategistas, além de fornecedores de serviços de comunicação que influenciam o cliente. Cada assunto é tratado de forma artesanal com check points para evitar refações”, afirmou Campos.
Daí a nova configuração física das amplas salas do prédio ecológico do arquiteto Isay Wizard, no descolado bairro da Vila Madalena, na capital paulista, compartilhadas por membros da direção de várias áreas e profissionais de criação, planejamento, mídia, entre outros. “É um ambiente pensado para articular nosso modelo não tradicional, com seniores participando de toda a dinâmica e livre circulação de inteligência”, garantiu Zamboni.
A agência vem crescendo em branding e quer aumentar, de 18% para 25%, a participação desse mercado no faturamento total, cuja alta estimada para 2011 é de 50% – no ano passado a evolução foi de 46%. O restante da receita vem do fee de consultorias e inserções de mídia. Em 2010, foram comprados R$ 200 milhões em mídia e, até julho, será batida a meta anual, de R$ 300 milhões.
A expansão da agência está pautada em mais projetos de branding, disciplina que é vista na agência de forma integrada, pois todos os criativos participam dos projetos de clientes como Eudora, a nova marca do Grupo Boticário, bem como nos projetos para a conquista mais recente: a unidade de eletrônicos da Panasonic – a Fischer+Fala continua atendendo a linha branca da marca.
Assim, a Santa Clara tem aumentado sua carteira de clientes regulares e participa de cinco concorrências atualmente, prospectando projetos de construção de marca já que tem um case no portfólio: a Neosaldina, do laboratório Nycomed, vencedora do prêmio alemão Nicholas All Awards 2011 com a estratégia de marketing desenvolvida pela agência. Com trabalhos também em naming right e até campanhas digitais, o “fee da agência evolui através de métricas de avaliação da marca no cérebro do consumidor”, aponta Campos.
E o top of mind de Neosaldina, em parte, alavanca o crescimento orgânico da Santa Clara e justifica a reestruturação e o reposicionamento como consultoria de comunicação com clima organizacional criativo, numa concepção mais ampla que uma ‘hot shop’, como Campos faz questão de frisar.
por Perla Rossetti
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