São Paulo recebe prévia do El Ojo 2025 e celebra criatividade latina
Evento no BETC Havas Café antecipou nomes de jurados, conferencistas e ainda anunciou prorrogação das inscrições
O El Ojo de Iberoamérica promoveu, nesta quinta (2), um aquecimento para a edição 2025 no BETC Havas Café, em São Paulo. Conduzido por Santiago Keller Sarmiento, presidente do festival, o encontro reuniu profissionais do mercado para detalhar a programação de conferências, apresentar os presidentes de júri e compartilhar experiências de jurados brasileiros.
O evento também anunciou a prorrogação das inscrições até 10 de outubro e antecipou a homenagem do Salão de Honra ao Talento Latino a Washington Olivetto, referência histórica da publicidade brasileira. Confira detalhes:
Conferencistas
Santiago destacou que muitas palestras do El Ojo permanecem atuais uma década depois. “As conferências refletem o presente, mas muitas vezes, mesmo depois de 10 ou 15 anos, seguem tão atuais quanto no momento em que foram apresentadas”, disse.
Além disso, o festival confirmou alguns nomes brasileiros como conferencistas para a edição 2025: Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative (Brasil); Marco Venturelli, Global CCO & CEO da Leo, CEO & CCO da Publicis Conseil e CCO do Publicis Groupe França (Itália/França); e Dave Rolfe, Global Head of Production da WPP e Hogarth (EUA). “São vozes que moldam a indústria e trazem diferentes perspectivas sobre o futuro da criatividade global e regional”, reforçou Santiago.
Visão dos jurados sobre a criatividade latina
Convidado por Santiago, Rafael Urenha compartilhou impressões da experiência como presidente de júri em 2024. “Ser presidente do El Ojo é ter um termômetro muito claro de onde está a criatividade latino-americana. É uma oportunidade única de avaliar trabalhos de toda a região e de trocar com colegas que vivem desafios semelhantes aos nossos no Brasil”, afirmou.
Rafael Nasser, que este ano lidera o júri de Inovação e Creative Data, reforçou o papel transformador da tecnologia. “Estou muito animado de ver projetos que exploram dados em tempo real e inteligência artificial conectados com criatividade. Fazer campanha com dinheiro infinito é fácil; na América Latina a criatividade explode justamente nas limitações.”
Já Rodrigo Jatene, presidente do júri de Experiência de Marca & Ativação, destacou a amplitude da categoria. “É talvez a mais dinâmica de todas, porque vale tudo — de uma pequena ação até um grande espetáculo. O critério é entender o que realmente gerou uma experiência transformadora para marcas e pessoas”, disse.
Neste ano, o festival contará com 19 presidentes de júri, entre eles cinco brasileiros.
Salão de Honra e Washington Olivetto
O encontro também anunciou os homenageados do Salão de Honra ao Talento Latino. “Washington Olivetto é um profissional que uniu cultura, arte, criatividade e conexão como poucos na história da nossa indústria”, disse Santiago.
No palco, o diretor Andrés Bukowinski, parceiro histórico de Washington, lembrou da parceria em mais de mil filmes publicitários: “Ele foi meu irmão. Chegamos a fazer reuniões de produção por telefone, de tanta sintonia. Washington nos deixou, mas deixou um legado enorme.”
Inscrições prorrogadas
Atendendo a pedidos de agências, o festival estendeu o prazo final para inscrições até 10 de outubro. “Vocês sabem melhor que ninguém o difícil que é ter uma grande ideia aprovada e realizada. Essa é a última chance para deixá-la brilhar no Ojo da Iberoamérica”, finalizou Santiago.