Saucony aproveita admiração de fãs para divulgar retorno ao Brasil

Quem melhor para divulgar uma marca que seus verdadeiros fãs? Essa é a aposta na comunicação da Saucony para seu relançamento no Brasil. A marca, que tem como público-alvo os praticantes de corrida de alto desempenho, já esteve no país no fim da década passada e agora retorna como parte do portfólio da BR Sports, detentora de Rainha e Topper.

“É uma marca bem conhecida, apesar de bastante nichada. O corredor e o triatleta usam e, mesmo não sendo comercializada no Brasil, a Saucony ainda está entre as mais usadas por aqui”, explica Alexandra Vianna, gerente de marketing da BR Sports.

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Alexandra Vianna, da BR Sports: “Quando estávamos planejando o lançamento, nós vimos que a marca tinha muitos brand lovers“

A BR Sports foi criada em 2015 e é especializada em gestão de marcas esportivas. A empresa, que pertence à gestora de investimento Sforza Holding, agora é a representante no Brasil da Saucony, que pertence ao grupo Wolverine Worldwide. 

A campanha de lançamento dos sete modelos de tênis em 36 versões será veiculada em digital e em mídia especializada. “Quando estávamos planejando o lançamento, nós vimos que a marca tinha muitos brand lovers e decidimos que precisávamos ter conteúdo relevante que falasse com este público”, diz Alexandra.

O corredor mineiro Angelo Machado foi o escolhido para estrelar a campanha da marca. Nas redes sociais, ele sempre se manifestava pedindo que a marca retornasse ao país. Quando decidiu se relançar por aqui, a empresa, então, convidou o mineiro para fazer um treino usando um tênis Saucony. No final do “passeio”, ele ganhou mais seis pares.

A ação foi transformada em um filme, que está sendo divulgado nas redes sociais da marca. “Quisemos fazer com que o consumidor se visse como o protagonista”, diz Alexandra.

Ao final do filme, o corredor anuncia a promoção que faz parte da campanha de lançamento. Até 2 de agosto, os consumidores podem comprar o produto no e-commerce da marca ou nas lojas físicas de rede Bayard para testá-lo e se, em até 20 dias, não estiver satisfeito com o produto, pode pedir o dinheiro de volta.

A Purple Cow assina ações no digital; e o Grupo Manga, a geração de conteúdo, as ativações no PDV e o treinamento dos vendedores. O posicionamento global da marca é Run Your World. “Esperamos ter uma conversão altíssima com o free trial. Acreditamos no produto e sabemos que, quando o corredor coloca o tênis no pé, não quer mais tirar”, orgulha-se a executiva.

A escolha para voltar a comercializar Saucony no Brasil foi feita devido à importância do país para a empresa. Segundo Guillermo Perez, VP da Wolverine, o potencial é enorme e o consumidor brasileiro conhece a marca e o produto. “O mercado de esporte no Brasil é espetacular”, afirma.

Primeiramente, a marca vai comercializar calçados de alta performance por aqui, mas em breve a Saucony pode ampliar a linha. “A gente chega com peso em running, mas a partir de setembro ou outubro devemos trazer lifestyle”, conta Alexandra.

Saucony quer crescer rapidamente. “A expectativa é, em cinco anos, se tornar uma das três maiores marcas de running do Brasil”, diz Leonardo Chamsin, CEO da BR Sports.