Sazón muda estratégia de marca
O que fazer hoje para o almoço? Essa é uma das perguntas mais terríveis na vida da mulher. A escolha do cardápio é algo que sempre incomodou a brasileira, e foi pensando nisso que a Sazón, tempero da Ajinomoto, resolveu dar início a uma nova fase no relacionamento com a consumidora. Pesquisas realizadas pela marca e pela Dentsu, agência responsável pela comunicação da marca, mostraram que o produto precisava renovar sua estratégia.
O objetivo é mostrar como Sazón é a grande aliada da consumidora nesse problema, já que a marca possui uma linha com 11 sabores que podem auxiliar no preparo dos pratos simples do dia a dia, até os mais elaborados. A agência, então, criou a campanha “Sazón. Pode variar, pode repetir”, que estabelece uma nova promessa da marca para a consumidora.
“A Sazón é uma marca de sucesso, mas, nos últimos anos, vinha com uma linguagem muito emotiva, de mãe para filha. E a sensação que o cliente teve foi a de que o discurso estava sendo repetido e deixando de lado toda a linha de sabores da marca”, explica Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu.
Campanha
A atriz Guta Stresser e a cantora Luiza Possi são as estrelas de uma campanha bem-humorada, que será veiculada em todo o Brasil. Guta conversará com as consumidoras da marca em cinco filmes para TV, que retratam pequenos problemas cotidianos das mulheres pelo Brasil, sendo sempre Sazón apresentado como a solução ideal. Cada um deles evidencia uma versão diferente de Tempero Sazón, e teve seu roteiro criado com foco em regiões específicas do país.
Já Luiza vem para reforçar a relevância do tempero da marca junto às mulheres mais novas, em ações inovadoras na internet. A cantora irá à casa de consumidoras de todo o Brasil para mostrar na prática que, com Sazón, é possível fazer um prato delicioso com o que tiver na geladeira, sem complicação. Essas visitas serão transformadas em vídeos a serem veiculados nos canais da marca no YouTube e no Facebook.
“Nós criamos várias histórias onde tem uma mulher conversando de igual para igual com as outras mulheres, muito à vontade. A cada história ela vai sugerir um tipo de tempero, e a cozinha é toda na cor do envelope que ela está falando. Essa estrutura vai acordar a consumidora para essa linha toda”, diz o executivo. Outro ponto importante da estratégia foi o tom de voz utilizado. D’Andrea conta que a marca resolveu apostar em um tom mais íntimo. “Falar de cima para baixo, de empresa para consumidor, não ia funcionar”, explica.
No digital, a campanha foi desenvolvida em parceria com a Capuccino. A plataforma, criada com o mesmo conceito da campanha, ajuda a consumidora a preparar as refeições com rapidez e variedade a partir do que ela tem na geladeira naquele momento. Em uma consulta pela internet, Sazón usa a informação enviada pela dona de casa para compor receitas e sugerir o tempero mais adequado entre as 11 opções de sabores.
O trabalho conta ainda com mídia impressa, rádio, Elemidia e mídia exterior. A criação é de Marcus Meireles, Vinicius Miike, Marcelo Camargo e Filipe Cuvero, que também assina a direção de criação ao lado de D’Andrea. Direção de cena de Who e Felipe D’Andrea, com trilha assinada pela Satelite Audio.
Expectativa
De acordo Isabela Ambrifi, gerente de marca da Ajinomoto do Brasil, a campanha vem para atender uma necessidade das mulheres. “A marca tem o objetivo de fidelizar ainda mais suas consumidoras atuais, evidenciando as muitas possibilidades deliciosas que a linha completa oferece, além de conquistar novas usuárias, já que o produto é um importante aliado e um estímulo à criatividade na hora de cozinhar”, conta.
Isabela diz ainda que espera que a campanha possa contribuir com a mudança da rotina das brasileiras. “Esperamos que as mulheres por todo o país possam ter suas rotinas facilitadas, simplificando o momento de cozinhar sem abrir mão do melhor sabor, com criatividade e com o que elas tiverem na geladeira”, completa.
*Colaborou Ana Paula Jung